LITERATURA

Morre o escritor Rubem Fonseca, aos 94 anos

Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, Fonseca sofreu um infarto em seu apartamento, no Leblon.


icon fonte image

  Fonte: Com Veja.com - Por Raquel Carneiro

 O autor Rubem Fonseca tinha 94 anos

O autor Rubem Fonseca tinha 94 anos   Foto: Reprodução/Veja/Zeca Fonseca/Divulgação

Postado em: 15/04/2020 às 16:00:48

Rubem Fonseca, um dos mais aclamados escritores do Brasil, morreu nesta quarta-feira, 15. Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, Fonseca sofreu um infarto em seu apartamento, no Leblon. Foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele completaria 95 anos no próximo mês.

Autor de livros como Feliz Ano Novo (1975) e Agosto (1990), o cronista de Juiz de Fora, Minas Gerais, deixou uma ampla obra que retratou o melhor e o pior do país – um estilo cru e telegráfico que chegou a ser apelidado de “realismo feroz”. Formado em direito, trabalhou como policial nos anos 1950 e passou a se aventurar na literatura na década seguinte, acompanhando uma renovação da literatura nacional, aliado à sua experiência com o cotidiano das ruas e do crime.

Seus primeiros escritos são contos sociais, produção marcada por Os Prisioneiros (1963) e A Coleira do Cão (1965). O primeiro romance veio em 1973, O Caso Morel, e o segundo, A Grande Arte (1983), lhe rendeu o prêmio Jabuti. Além da produção literária, Fonseca também assinou roteiros adaptados de suas obras. Pelo filme Stelinha (1990), recebeu o Kikito de Ouro no Festival de Gramado. As histórias de seu personagem mais conhecido, o detetive Mandrake, foram transformadas em série pela HBO, exibida entre 2005 e 2007.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem