BLOGS

Minhas cinco verdades neste Dia de Tiradentes

Certamente estarei contrariando aqueles que somente preferem enxergar com os olhos da alienação e do fanatismo e, assim, descartam a veracidade e a razão no monturo da utopia e da enganação.


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes   Foto: Reprodução/Google

Postado em: 21/04/2022 às 11:59:11

Aproveito este Feriado de Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier – para escrever sobre cinco verdades sobre as quais tenho plena consciência de que não terei a aprovação da unanimidade. Até porque diz o ditado popular que “toda unanimidade é burra”.

Certamente estarei contrariando aqueles que somente preferem enxergar com os olhos da alienação e do fanatismo e, assim, descartam a veracidade e a razão no monturo da utopia e da enganação. Nas estradas da vida aprendi que uma pessoa com deficiência visual não significa que não enxergue – porque “o pior cego é aquele que não quer enxergar”.

 

Verdade 1: Tiradentes o maior herói do Brasil

Devido a seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Seu amor pelo Brasil foi imensurável e, por isso, ele expressou uma frase que ficou cravada na história e tem passado de geração a geração.

“Pois seja feita a vontade de Deus. Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria ao Brasil”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte. Alguns relatos ainda dizem que depois que subiu os degraus para a execução, ele teria dito ao homem que o mataria a frase: “seja rápido”.

 

Verdade 2: Renan Filho é imbatível na disputa para o Senado

Considero imbatível, nas eleições de outubro deste ano, a candidatura de Renan Filho para o Senado Federal. Isso porque foi ele o governador que mais trabalhou por Alagoas. Construiu novas estradas; asfaltou rodovias; construiu hospitais; promoveu inovações no ensino, principalmente incentivando aos alunos da rede estadual, além de ter fortalecido a Segurança Pública. O governador Renan Filho levou obras importantes para os municípios, construindo mais que muitos prefeitos inoperantes, os quais se promoveram graças às obras feitas pelo governador. Renan Filho nunca atrasou o salário dos servidores e até antecipou esses pagamentos.

A meu ver, ele cometeu dois erros graves: os descontos feitos (e não devolvidos) nos proventos dos servidores aposentados; não ter preparado seu sucessor ao Governo de Alagoas e, por isso, dificilmente conseguirá eleger seu candidato a governador, nas eleições de 02 de outubro deste ano. Seu candidato a governador-tampão, o deputado estadual Paulo Dantas, sairá vitorioso com os votos dos deputados estaduais, em sua maioria, porém, através da eleição direta, no mês de outubro deste ano, caso ele venha disputar, poderá não ser bem sucedido porque o governador não o estruturou para esta difícil disputa. Mas o cenário poderá mudar, a depender do desempenho do próprio político Paulo Dantas durante sua curta gestão, caso este se torne o governador-tampão de Alagoas, a partir do próximo mês de maio, pois o mesmo já tem promessa de apoio de mais de 20 dos 27 votos dos deputados que elegerão o novo mandatário de Alagoas.

E no tocante ao nome de Renan Filho para o Senado, considero imbatível, pois, a “força política” do deputado federal Arthur Lira (atual presidente da Câmara Federal), que não é pequena, não conseguirá impedir a ascensão de Renan Filho ao Senado, devido à sua extraordinária gestão como governador de Alagoas, que conquistou a simpatia de grandioso número de jovens estudantes, além  de suas respectivas famílias.   

 

Verdade 3: Grupo de Oposição à deriva em Pão de Açúcar

Existe um ditado popular que diz: “Ninguém é forte sozinho”. Isso é pura verdade. E tem tudo a ver com o grupo de oposição ao atual gestor municipal de Pão de Açúcar. Sempre tenho comentado que a oposição está abandonada por seus líderes, que não reúnem e tampouco discutem com seus integrantes. O vereador e a vereadora, os quais fazem oposição ao governo municipal, encontram-se completamente abandonados e não têm incentivo algum dos líderes que pretendem disputar as próximas eleições municipais. Não diferente estão sendo tratados os que possuem voz e certo poder de mobilização popular.

Militando na política local, lutando, vivenciando e estudando, eu adquiri conhecimento e experiência suficientes para enxergar que fazer política de improviso, sem o devido planejamento e desprovido de estratégias inteligentes, somente beneficia o adversário. E quando esse adversário é considerado “raposa velha da política”, além de ter força, capacidade, planejamento, estratégia e dinheiro, a dificuldade será muito maior para derrotá-lo nas urnas.

É verdade que o atual prefeito está no quarto mandato e enfrentando problemas de saúde, fatores que provocam desestímulo para continuar. E quem perde com isso é o município de Pão de Açúcar, que continuará mergulhado nesse atraso centenário.

A reeleição do atual prefeito, para o quinto mandato (não consecutivos) significa algo devastador para os pão-de-açucarenses, pois a Terra de Jaciobá está parada no tempo e no espaço. Contudo, é bom não esquecer que o governador Renan Filho (Governo de Alagoas) vem construindo importantes obras dentro do município de Pão de Açúcar, as quais estão sendo bancadas com recursos estaduais. Mesmo assim, fortalecem e muito a imagem do atual gestor municipal. E isso, com certeza, é um trunfo do atual gestor para as próximas eleições municipais. Enquanto isso, a oposição segue desorganizada, desarticulada e com seus integrantes completamente abandonados pelos líderes que pretendem disputar e vencer as eleições. Aliás, os pretensos candidatos não manifestam essa vontade para o grupo – apenas fazem pequenas insinuações – e isso não é o bastante porque política se ganha com grupo unido e fortalecido, bem estruturado, se reunindo e discutindo e consertando pontos de obstáculos.

Na minha humilde opinião, para obter sucesso nas próximas eleições municipais, até os discursos, as propostas e as estratégias do grupo de oposição precisam de inovações, em Pão de Açúcar. E para inserir essas mudanças quanto à maneira de fazer política, é claro, os nativos precisam ser valorizados e ouvidos. E caso essas coisas deixem de ser feitas, o atual gestor será reeleito para cumprir o seu quinto mandato como prefeito, o que significará o maior recorde batido na história política de Pão de Açúcar, para a tristeza desse povo e dessa gente que sonha com um Pão de Açúcar próspero.  Quem tem olhos, leia – quem tem ouvidos, ouça. A advertência está feita, pois não costumo brincar com coisa séria.  

 

Verdade 4: STF desmoraliza o Legislativo Federal

A prisão, a humilhação e o julgamento imposto pelo STF ao deputado federal Daniel Silveira apenas provou a subserviência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal aos ministros da Suprema Corte. A covardia e a omissão do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, no tocante ao caso Daniel Silveira, são vergonhosas. Enquanto o ministro Alexandre de Moraes e outros de seus pares rasgam a Constituição Brasileira (jogam no lixo) e desrespeitam o Estado Democrático de Direito, o Congresso Nacional abandona o parlamentar federal, que foi eleito pelo povo.

A Câmara Federal e o Senado foram desmoralizados pelo STF porque consentiram que a Constituição Federal fosse substituída por “leis e interpretações inventadas” por Alexandre de Moraes e seus pares. Todos sabem que LEGISLAR é atribuição do PODER LEGISLATIVO. Aceitar tamanho desrespeito é ser cúmplice (isso é covardia e crime de omissão).

O STF, aliás, o ministro Alexandre de Moraes e muitos de seus pares, mudaram os conceitos do DIREITO. Juristas, professores e alunos desaprenderam seus ricos conhecimentos em Ciências Jurídicas, adquiridos, ao longo dos anos, frequentando cursos na faculdade. Isso significa que a Justiça brasileira não é justa, é tendenciosa, e o DIREITO brasileiro tornou-se TORTO. E a Câmara, o Senado e o Congresso são cúmplices dessas arbitrariedades! Isso compromete a democracia!

 

Verdade 5: “A porca não olha para o próprio rabo”

 A senadora e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann foi muito infeliz ao escrever em sua página no Instagram @gleisi: “Decisão do STF sobre bolsonarista Daniel Silveira é pedagógica. O facismo aqui não vai se criar e a democracia vai prevalecer. Criminoso não é candidato!”

Esta senadora tem memória curta e pensa que o povo é besta. Ela esqueceu que tem o nome envolvido em crimes apurados pela operação Lava Jato e que seu apelido nos esquemas criminosos de corrupção, de acordo com documentos das delações premiadas da Odebrecht, é “Coxa” e “Amante”.

Depois de o Brasil e o mundo ficarem estarrecidos, devido a tantos escândalos de roubalheira envolvendo políticos de vários partidos, incluindo o PT,  Gleisi Hoffmann não tem moral suficiente para escrever “Criminoso não é candidato!” Será mesmo que “Criminoso não é candidato”, senadora?  Porque não é isso que estamos vendo aqui no Brasil! A frase inconsequente publicada por Gleisi Hoffmann faz-me lembrar de um velho ditado popular: “A porca não olha para o próprio rabo”.

 

Foto: Reprodução/Instagram

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • Joézia Oliveira 21 de Abril de 2022 Sábias palavras, temos muito que refletir, principalmente no que diz respeito a nossa amada terra????????????????