CULTURA

Festa do Vaqueiro de Porto da Folha (SE) vai acontecer de 21 a 24 deste mês

Evento é considerado o maior festival de gibão de couro do Brasil


  Foto: Reprodução/vaquejadadeportodafolha.blogspot.com.br

Postado em: 18/09/2017 às 08:26:16   /   por Redação
Por Redação
 
A tradicional Festa do Vaqueiro de Porto da Folha (Sergipe), considerada o maior festival de gibão do Brasil, terá a sua 47ª edição realizada de 21 a 24 deste mês. Atividades culturais, incluindo shows musicais, fazem parte da programação. Em 2016, o juiz Eladio Pacheco Magalhães, da cidade de Porto da Folha, determinou, no dia 20 de setembro, a suspensão de todas as bandas que se apresentariam na 46ª  da festa, mas as atrações culturais, o pega de boi no mato e os desfiles não foram atingidos pela decisão do magistrado. 
 
O Notícia Quente pesquisou a história deste grande evento e quais são os shows musicais marcados para este ano. Leia abaixo. 
A festa do vaqueiro de Porto da Folha foi criada em 1969. De acordo com um dos criadores do evento, o aposentado Antônio Alves de Farias, conhecido como Tonho de Chico, 68 anos, a pega de boi no meio da caatinga era o esporte do vaqueiro nas horas de folga.

Tonho de Chico, que trabalhava como vaqueiro, já participou de muitas competições com os colegas na mata, até que em 1969 o Frei Angelino deu a idéia de que eles fizessem uma festa todos os anos. Eles criaram a Sociedade Recreativa Parque Nilo dos Santos, com uma diretoria de cinco pessoas, e Tonho de Chico foi eleito secretário. O primeiro presidente foi Antônio Pereira Feitosa, que logo depois foi eleito prefeito da cidade. Tonho também foi presidente da associação em dois mandatos.

Na primeira festa só compareceram poucos vaqueiros, os das redondezas. “A gente só soltou três bois no campo, ainda era uma festa pequena, mas ficamos muito satisfeitos”, lembra Tonho de Chico. Em 1970, por causa da grande seca, os vaqueiros não realizaram a festa, mas a partir de 1971 ela passou a acontecer todos os anos, sempre em setembro, “porque não é inverno e o campo ainda está verde”, explica Tonho.

“A gente começou a chamar os prefeitos e vaqueiros das cidades vizinhas e a festa cresceu. A cada ano mais gado era solto no campo para os vaqueiros pegar. Os que conseguiam eram aplaudidos na cidade, desfilavam com o boi todo enfeitado e ganhavam troféus”, lembra Tonho.

Hoje em dia as proporções da festa são muito maiores, pessoas de várias cidades de Sergipe e de fora do Estado vveem à vaquejada, e são soltos na caatinga centenas de bois. Tonho aponta mais uma diferença: “Os vaqueiros de hoje desfilam na cidade com a cara limpinha, na minha época era um prazer para a gente cavalgar pelas ruas com o rosto cortado pelo mato, mostrando nossa bravura”.

 

47ª Festa do Vaqueiro de Porto da Folha 2017

21/09

Zé Vieira
Artur Sales

22/09

Sergio Lucas e Banda
Targino Gondim
Ramon Baianinho
Mano Walter
Gil Mendes

Clube:
Braulio do Acordeon
Manos do Sertão
Forró Top

23/09

Pecado a Estrela da Vaquejada
Cintura Fina
Davi Firma
Ivaldo Maceió
Jonas Esticado

Praça do Boi:
Banda Edry
Alex da Pegação
Zuerões do Forró

24/09

Forrozão Estilo Vaquejada
Antonio Carlos du Aracaju
Forrós dos Vips
Galã
Marcia Felipe

Praça do Boi:
Julinho Porradão

 

(Fonte: http://vaquejadadeportodafolha.blogspot.com.br e www.agendaju.com)

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem