Em mais de dois terços das aglomerações, pessoas não usam máscaras, aponta app alagoano
Aplicativo criado por professor da Ufal permite registrar e descrever aglomerações no estado; maioria das aglomerações acontecem em casas, mostram os dados

Fonte: Com Gazetaweb - Por Luan Oliveira, com Assessoria
Nenhuma pessoa usava máscara em 67% das aglomerações, mais de dois terços do total Foto: Reprodução/Gazetaweb/Divulgação/Ufal
Um aplicativo desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aponta que as pessoas estavam sem máscaras em 67% das aglomerações registradas no estado. O “Covid Aglomerações” foi desenvolvido há quase um ano pelo professor Márcio Ribeiro, do Instituto de Computação (IC), e permite o usuário registrar aglomerações no estado, gerando dados úteis no combate à Covid-19.
O gráfico que acompanha a linha do tempo de aglomerações mostra situações semelhantes aos fins de semana, quando os registros sofrem um pico. Mesmo com os crescentes casos e mortes pela Covid-19, os últimos três sábados tiveram maiores números de pessoas reunidas.
Nenhuma pessoa usava máscara em 67% dessas aglomerações, ou seja, mais de dois terços do total. Os comportamentos também mudaram: a maioria das aglomerações ocorrem em casa. Em seguida aparecem as nas ruas e nas praças.
Segundo Ribeiro, lugares como bares e agências bancárias continuam aparecendo na lista, mas os usuários diminuíram a frequência do registro. Ribeiro também informou que o aplicativo já foi utilizado em quase todos os estados do território nacional, com a única exceção para Rondônia, onde não há cadastro, e vários outros países, a exemplo do Chile, onde houve registro de aglomeração no último final de semana.
O software é de simples manuseio, para que todos os interessados possam baixar e inserir informações. “Para que funcione efetivamente, é preciso a adesão de colaboradores. Por isso, quanto mais pessoas usarem e divulgarem o aplicativo, mais informações teremos em tempo real”, lembrou Ribeiro.
Sobre o app
O aplicativo Covid Aglomerações permite que pessoas possam registrar, identificar e rastrear aglomerações no mapa. Lá ficam sinalizados todos os pontos das últimas 24 horas e, em outra aba, as informações aparecem em cores diferenciadas, considerando o número estimado de pessoas. Também ficam salvos os dados sobre local, dia e horário em que a aglomeração foi vista.
Para facilitar o acompanhamento em tempo real, a equipe do Laboratório de Engenharia e Sistemas (Easy) do IC envolvida no projeto, lançou um site onde é possível visualizar o mapa das aglomerações cadastradas.
Saiba mais sobre o app, disponível para download na Play Store e na Apple Store.


Comentários
Escreva seu comentário