NOTÍCIAS

Coronavírus: 31 casos são confirmados em AL; em coletiva, governador fala sobre novo decreto


icon fonte image

  Fonte: Cada Minuto - Por Vanessa Alencar e Gabriela Flores

  Foto: Reprodução

Postado em: 06/04/2020 às 22:02:22

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau),  Alagoas tem 31 casos confirmados da Covid-19, além de 308 em investigação e 510 descartados. Os dados constam do Boletim Epidemiológico 31, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nesta segunda-feira (6). O Estado segue com dois óbitos confirmados pela doença.

Em coletiva à imprensa realizada de forma virtual, nesta segunda-feira, o governador Renan Filho falou sobre a prorrogação do decreto de isolamento social como maneira de achatar a curva de contágio e preparar a rede de saúde pública para o atendimento aos pacientes com Coronavírus em Alagoas. Ele também citou o que classificou de flexibilizações contidas no novo documento.

“As medidas de isolamento e prevenção têm colaborado para a redução do contágio”, reforçou Renan, falando ainda sobre a flexibilização do decreto em relação à reabertura de óticas e outros segmentos, assim como para profissionais liberais, desde que não gerem aglomeração, disse, reforçando que a abertura de equipamentos que reúnem mais pessoas ainda está suspensa.

Segundo Renan Filho, o novo decreto tem semelhanças com o anterior, mas algumas modificações: “Manteremos as aulas suspensas, na rede pública e privada de ensino, até o dia 30 de abril, assim como vamos manter suspensas atividades comerciais em lojas, shoppings, academias, museus, teatros, todas as atividades de eventos, que mais aglomeram pessoas... As atividades de profissionais liberais, que não aglomeram pessoas, podem continuar ocorrendo, a exemplo de advogados, arquitetos, corretores de imóveis... Agora, atividades que precisam de atuação direta no cliente não podem ocorrer”.

O chefe do executivo destacou ainda a criação do Gabinete de Crise, onde os gestores de outras pastas essenciais estão aliados ao secretário da Saúde, Alexandre Ayres, nas ações voltadas à saúde pública.

Sobre o bloqueio de insumos e equipamentos feito por outros países, Renan disse que o Brasil também enfrenta esse problema e em Alagoas, sentimos isso, “no entanto os equipamentos comprados ano passado estão nos ajudando a abrir esses novos leitos. Porém, uma nova remessa ficou bloqueada na Flórida e já fizemos outra. Essa é uma disputa mundial”, comentou, voltando a destacar a importância das medidas preventivas.

“O alagoano tem visto nos últimos dias uma série de medidas para enfrentar o coronavírus, como o Centro de Apoio a pessoas com sintomas gripais no Sesi, e em 45 dias vamos dobrar o número de leitos de UTI em nosso estado e também os leitos de internação clínica”, afirmou.

A respeito dos flagrantes feitos na semana passada, com pessoas jogando futebol e eventos nas ruas, o governador pediu a colaboração de todos e lembrou que o estado está trabalhando para evitar que a doença se propague. Ele também recomendou o uso de máscaras. “O número de casos suspeitos não está crescendo e iremos aumentar o número de testes, sobretudo para aqueles que estão internados”, disse, afirmando que “enquanto no Brasil os casos suspeitos estão explodindo, em Alagoas estão reduzindo”.

Quanto ao uso de cloroquina no tratamento de pessoas com Covid-19, Alexandre Ayres disse que a medicação provoca sérios efeitos cardíacos e deve ser utilizada somente em casos graves, no entanto, hoje, em Alagoas, há apenas três pessoas em UTI, todas com estado de saúde estável.

“O ideal é trabalharmos integrados e só temos um inimigo no Brasil, que é coronavírus”, disse Renan ao ser questionado sobre algumas posturas do presidente Jair Bolsonaro. Ele ainda destacou o trabalho desenvolvido pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e pontuou que o Brasil deve sim seguir o que está sendo feito na saúde mundial para combater o coronavírus.

Óbitos

Conforme a assessoria de Comunicação da Sesau, o Estado segue com dois óbitos confirmados por Covid-19, após exames realizados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). O primeiro, confirmado no dia 31/03, era um aposentado de 64 anos; já o segundo, cujo resultado foi divulgado na sexta-feira (03/04), tinha 78 anos e também era aposentado. Ambos residiam em Maceió.

Os casos

Quanto aos casos confirmados, 26 residem no Estado, sendo 22 em Maceió e quatro no interior, uma vez que Porto Real do Colégio tem um caso, Marechal Deodoro aparece com dois e Palmeira dos Índios surge um caso. As outras cinco pessoas que testaram positivo para a Covid-19 residem no Rio de Janeiro (2), em Brasília (2) e em São Paulo (1).

Curados

Ainda de acordo com a Sesau, dos 31 casos confirmados em Alagoas para a Covid-19, 10 já finalizaram o isolamento domiciliar e não apresentam mais sintomas da doença.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem