BLOGS

Vândalos destroem ornamentação de Páscoa da Praça Moreno Brandão em Pão de Açúcar

A ornamentação foi comprada com dinheiro público, fruto dos impostos pagos pelos cidadãos da plaga de Jaciobá. A sociedade espera um desfecho justo para este caso – e que os verdadeiros culpados venham a ser punidos na forma da lei.


Vândalos destroem ornamentação de Páscoa da Praça Moreno Brandão em Pão de Açúcar

Vândalos destroem ornamentação de Páscoa da Praça Moreno Brandão em Pão de Açúcar   Foto: Reprodução

Postado em: 22/04/2019 às 10:01:01   /   por Helio Fialho

Um fato lamentável ocorreu na noite deste domingo (21), por voltas das 19 horas e 40 minutos, na Praça Moreno Brandão, em pleno centro da cidade de Pão de Açúcar. A ornamentação de Páscoa instalada pela Prefeitura de Pão de Açúcar, através da SEMTAS e SEVOSP,  para homenagear a Semana Santa, foi completamente destruída por adultos e menores.

Segundo o secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Francisco Andrade Júnior, ao perceber a cena de vandalismo contra o patrimônio público, ele acionou a polícia, porém, os policiais não chegaram a tempo para conter a ação muito rápida dos vândalos.

O secretário levou, também, o fato ao conhecimento do titular da SEVOSP, Raí Brito Carvalho, para que o mesmo apure o motivo que levou o vigilante da praça não estar no local na hora  do ocorrido.

Segundo, ainda, o secretário “Júnior da Barra”, logo após o ato, ele chegou a fotografar o cenário de destruição. A estrutura da ornamentação da festa de Páscoa será retirada no início desta semana e guardada no depósito da Prefeitura, onde se encontram guardadas as ornamentações natalinas, carnavalescas e de outras festas.

Muitos moradores estão indignados com a ação de incivilidade de pessoas inconsequentes ocorrida na Praça Moreno Brandão, pois se trata de um ato que caracteriza crime contra o patrimônio público, cujos autores precisam ser punidos pela Justiça, por tratar-se de depredação de bem público.

Fato semelhante ocorreu durante a instalação da ornamentação natalina, em dezembro do ano passado, quando vândalos cortaram uma parte da fiação dos pisca-piscas multicoloridos instalados em praças da cidade.

Atos como estes são vergonhosos para Pão de Açúcar, uma terra que já completou  408 anos de povoamento (datado de 1611), 165 anos de emancipação política (3 de março de 1854) e completará 142 anos de elevação à categoria de cidade (18 de junho de 1877).

É inacreditável que nesta terra banhada pelo Velho Chico, considerada um dos mais importantes berços da cultura alagoana, celeiro de grandes artistas,  ações tão animalescas ainda sejam registradas, como esta que destruiu a bela ornamentação pascal da Praça Moreno Brandão. Com a ornamentação de Páscoa, o local  havia se transformado em atrativo, onde muitas  pessoas  posavam para tirar uma caprichada selfie com a família e os amigos.  

A ornamentação foi comprada com dinheiro público, fruto dos impostos pagos pelos cidadãos e cidadãs da plaga de Jaciobá. Por este motivo, a sociedade pão-de-açuacarense  espera um desfecho justo para este caso – e que os verdadeiros culpados venham a ser punidos na forma da lei – e que a reprimenda aplicada pelas autoridades competentes  venha servir de exemplo para todos.  

A intenção do prefeito Flavinho  Almeida e de todos os profissionais que trabalharam diuturnamente na montagem da ornamentação foi embelezar a cidade neste período de celebração da Semana Santa, assim como ocorre em muitas cidades no Brasil.

Enquanto cidades como Pomerode (Santa Catarina), Gramado (Rio Grande do Sul) e tantas outras localidades brasileiras se destacam com suas maravilhosas ornamentações de Páscoa, em Pão de Açúcar acontece o contrário, pois alguns moradores se acharam no direito de praticar ato de vandalismo em pleno início da noite, vindo a destruir uma ornamentação temática que homenageia uma das festas mais celebradas no mundo.

A atitude criminosa é, no mínimo, asquerosa porque parece ter sido impulsionado por ódio ou despeito. Que os autores deste ato desprezível libertem-se verdadeiramente da maldade!

 

ANTES: ornamentação de Páscoa, na Praça Moreno Brandão...

Fotos: Reprodução/ASCOM

 

 

DEPOIS: ornamentação  de Páscoa, na Praça

Moreno Brandão... completamente destruída...

Fotos: Reprodução/SEMAGRI/Júnior da Barra

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem