MUNICÍPIOS

Universitários de Pão de Açúcar se reúnem e fundam associação de classe

José Antonio Vieira é o presidente da Associação dos Universitários de Pão de Açúcar


Diretoria da UNIPA

Diretoria da UNIPA   Foto: Maycon Lopes

Postado em: 05/02/2017 às 12:13:08   /   por Helio Fialho

Aconteceu, neste sábado (4), às 10 horas da manhã,  no auditório da Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar, uma reunião com o objetivo de fundar uma associação de classe que represente os interesses dos estudantes universitários de Pão de Açúcar.

Reunião foi presidida pelo universitário José Antonio Vieira dos Santos e 43 estudantes do ensino superior participaram das discussões sobre a importância da criação da entidade, o estatuto e a composição da diretoria.

Após as discussões e a aprovação do estatuto, aconteceu a eleição e posse dos membros da diretoria, ficando, assim, criada a Associação dos Universitários de Pão de Açúcar, cuja diretoria está composta dos membros: José Antonio Vieira dos Santos (presidente), Marcelo Ferreira Gomes (vice-presidente), Edjalmir Rodrigues (diretor de Projetos e Políticas Públicas), Maxwell Nascimento Correia (diretor Jurídico), Maycon Lopes de Oliveira (diretor de Articulação Institucional), Jailton Santos Barroso (diretor de Controle e Avaliação), Wemerson Bezerra (diretor de Eventos e Promoções), Henrique dos Anjos (Tesoureiro), Ingrid dos Santos (2º Tesoureiro), Thainar Braga (secretária), Amanda Rocha (2ª secretária), Conselho Fiscal: Rodolfo Medeiros, Jhennifer Fonseca, Delis Pereira, Renato Neto e Aliffe Gomes.

O objetivo da Associação é promover uma maior integração entre o poder público e o ensino universitário, de forma que ambos venham ser beneficiados através de parcerias.

Segundo o presidente José Antonio Vieira dos Santos, os próximos passos da entidade são: o registro da entidade, buscar o apoio dos poderes legislativo e Executivos locais, bem como a elaboração de projetos que possam beneficiar a classe e a comunidade, inclusive, a criação do Programa  Bolsa Universitário, com contrapartida dos universitários contemplados, os quais prestarão serviços voluntários e não remunerados à comunidade.

Outras parcerias estão sendo articuladas junto ao SEBRAE e universidades, para que outras ações possam ser desenvolvidas dentro do município de Pão de Açúcar.

A criação da Associação dos Universitários de Pão de Açúcar é, também, uma forma de viabilizar a liberação da ajuda financeira, que era correspondente a 50% do valor das despesas pagas com o frete do transporte escolar dos estudantes universitários que viajam diariamente a Arapiraca, e que foi suspensa pelo gestor municipal. Entretanto, o valor que vinha sendo liberado pela Prefeitura de Pão de Açúcar está bastante defasado porque há mais de 15 anos não é reajustado. Agora, com a criação da UNIPA - Associação dos Universitários de Pão de Açúcar, uma nova dinâmica será implementada pela entidade, principalmente, no tocante ao apoio aos universitários, incluindo os que se deslocam diariamente de Pão de Açúcar para estudar em outros municípios.

Segundo o presidente da entidade, após a reportagem publicada pelo portal Notícia Quente, neste sábado, outros universitários que estudam em Santana do Ipanema o procuraram para integrarem-se à Associação.

Sobre o transporte escolar de universitários que viajam em ônibus liberados pela Secretaria Municipal de Educação, o chamado “ônibus amarelinho”, o presidente da entidade recém-criada disse que os estudantes estão amparados pela Lei Federal nº 12.816/2013, artigo 5º, diz: “A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.  Parágrafo Único:  Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios”.

No caso específico de Pão de Açúcar, cabe ao Município regulamentar a referida Lei, para que não haja prejuízos aos estudantes universitários.

O presidente da UNIPA, José Antonio Vieira dos Santos, afirmou que o repasse de recursos financeiros para a Associação dos Universitários de Pão de Açúcar está amparado pela Lei Orgânica Municipalde abril de 1990, em seu artigo 159.

Segundo informou, também, o presidente José Antonio, a entidade manterá contato com membros do Executivo municipal, para que seja inserido no PPA – Plano Plurianual do Município, o Programa Bolsa Universitária, com o objetivo de contemplar a classe. 

Este ano cerca de 60 estudantes estão matriculados em universidades localizadas na cidade de Arapiraca e, por este motivo, vão precisar fazer uso do transporte alternativo (vans), para as viagens diárias. E a grande maioria não possui condição financeira para pagar o aluguel mensal de veículo, necessitando, assim, da parceria indispensável da Prefeitura de Pão de Açúcar.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem