BLOGS

Trovoada cai sobre a cidade de Pão de Açúcar e provoca apagão

Moradores tiveram uma noite de forte calor, chuva torrencial, trovões, relâmpagos, raios e muito desconforto, nessa terça-feira(23).


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

Imagem meramente ilustrativa

Imagem meramente ilustrativa   Foto: Reprodução/Google.

Postado em: 24/01/2024 às 10:21:43

Depois de alguns meses sem chover e dominado por uma temperatura acima do normal (mais de 40° graus), Pão de Açúcar viveu uma noite de trovões, relâmpagos, raios e chuva torrencial, nesta terça-feira (23). Segundo a previsão do tempo, divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi feito um alerta de chuvas intensas para 10 municípios alagoanos, que podem chegar até 50 milímetros, além de ventos intensos. O alerta é válido para até às 10 horas desta quarta-feira (24).

E Pão de Açúcar consta na lista das dez cidades, sendo as demais: Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Pariconha, Olho d´Água do Casado, Piranhas e São José da Tapera.

E, no início da noite cumpriu-se o esperado, em Pão de Açúcar, depois de uma temperatura acima de 40 graus, a trovoada chegou e provocou um apagão em toda a cidade, vindo o sistema a ser restabelecido por volta das 21h. E sob forte calor, escuridão e fortes estrondos de trovões, a população pão-de-açucarense  recebeu as primeiras chuvas do mês de janeiro, que cessou por volta das 23h, confirmando, assim, o conhecido provérbio popular: “As trovoadas de janeiro tardam, mas não falham”.  

Neste momento (10h23min), o mormaço domina a cidade de Pão de Açúcar; o céu está parcialmente nublado e a temperatura é de 29° com sensação térmica de 34° graus; vento de 10 km por hora e a umidade do ar é de 68%, com possibilidade de trovoadas no fim da tarde e início da noite.

Apagão gera desconforto

Geralmente ocorrem apagões durante as trovoadas que caem sobre a cidade de Pão de Açúcar. Isso traz desconforto para a população, principalmente crianças e idosos, que sofrem muito com o calor e, por isso, não conseguem dormir. Enquanto os apagões se sucedem em Pão de Açúcar e outras cidades de Alagoas, durante as chuvas torrenciais com trovões e relâmpagos, em cidades de Sergipe raramente este problema ocorre, a exemplo do Povoado Niterói (Porto da Folha - SE), que fica do outro lado de Pão de Açúcar (as duas localidades são divididas pelo rio São Francisco). Enquanto a cidade de Pão de Açúcar encontrava-se na escuridão, durante a chuva, o Povoado Niterói permaneceu com suas lâmpadas acesas, apesar de ter sido atingida, também, pela forte trovoada.

Os apagões provocam algumas piadas, criadas por alguns moradores bem-humorados, que logo criticam em tom de brincadeira: “Os filamentos dos equipamentos elétricos e fiações do sistema de energia elétrica de Alagoas são fabricados a base de açúcar, enquanto que os de Sergipe são feitos a base de metais. Por isso, são resistentes, não derretem e nem apagam durante as trovoadas”.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem