MUNICÍPIOS

Tem início obras de dragagem do rio São Francisco em Pão de Açúcar

As máquinas estão realizando a sucção da areia do leito do rio para que o porto fique com uma profundidade de seis metros, facilitando, desta forma, a navegabilidade do trecho.


icon fonte image

  Fonte: Pão de Açúcar Notícas e EBC Agência Brasil

Dragagem do rio São Francisco em Pão de Açúcar, AL

Dragagem do rio São Francisco em Pão de Açúcar, AL   Foto: Reprodução/Pão de Açúcar Notícias

Postado em: 25/02/2018 às 14:08:30

Tiveram início em Pão de Açúcar, neste sábado (24), as obra de dragagem do rio São Francisco.  Inicialmente estão sendo realizados serviços para aprofundamento e alargamento do trecho localizado na margem pão-de-açucarense.

As máquinas estão realizando a sucção da areia do leito do rio para que o porto fique com uma profundidade de seis metros, facilitando, desta forma, a navegabilidade do trecho.

Com o decorrer dos serviços, a dragagem se estenderá ao leito e margem sergipana, com as obras concentradas no povoado Niterói.

Os locais onde as obras estão sendo realizadas são considerados hidrovias que têm uma grande importância para a população. As embarcações já circulam neles com muita dificuldade por causa do enorme assoreamento do rio.

Com as obras de dragagem, realizadas pelo Ministério dos Transportes, que tem a frente o alagoano e ministro Maurício Quintela, a situação melhorará significativamente no rio São Francisco, em Pão de Açúcar, assim como melhorou em Penedo e Traipu.  

Em Pão de Açúcar, as obras de dragagem contam com a parceria da Prefeitura Municipal local. Esta obra foi anunciada em novembro do ano passado pelo prefeito Flavinho Almeida.

 

O que é a obra dragagem?

O termo emergencial autorizando as obras que visam garantir a navegabilidade entre as cidades de Penedo (AL) e Neópolis (SE) e entre Pão de Açúcar (AL) e Niterói (SE) foi assinado em 27 de novembro de 2017 pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella.

A medida foi tomada após o agravamento da baixa vazão do rio, em razão da longa estiagem e da diminuição da vazão das barragens de Xingó e de Sobradinho, que no mês de outubro de 2017 atingiu o patamar de 550 m³, menor marca desde o início do funcionamento, em 1979.

No total, devem ser investidos cerca de R$ 9 milhões nas obras para melhorias da travessia São Francisco. Caberá ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) coordenar a as operações para a dragagem do trecho, para garantir a navegabilidade.

Por conta da baixa vazão do rio, as balsas que fazem o transporte de veículos e abastecimento de alimentos acabam encalhando. O mesmo tem acontecido com embarcações menores que fazem a travessia de passageiros.

Com a dragagem, o governo espera minimizar os problemas com a navegação das balsas que fazem a ponte fluvial entre os dois estados. A estimativa é que sejam retirados quase 800 mil m³ de fragmentos do trecho hidroviário, dos quais 506 mil m³ em Penedo, e 285 mil m³ em Pão de Açúcar.

Golden Gate Bridge with San Francisco in distance
Golden Gate Bridge with San Francisco in distance
Golden Gate Bridge with San Francisco in distance
Golden Gate Bridge with San Francisco in distance
Golden Gate Bridge with San Francisco in distance

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem