Professora ‘Maria de Pinto’ será homenageada nesta sexta-feira (23) pela Câmara de Vereadores de Palestina, in memoriam
Sessão solene terá início às 18 horas.

Fonte: Por Helio Fialho
Professora Maria Emília de Carvalho, conhecida popularmente como 'Maria de Pinto' Foto: Reprodução/Cortesia
A Câmara de Vereadores de Palestina fará uma homenagem, in memoriam, à saudosa educadora Maria Emília de Carvalho, popularmente conhecida como “Maria de Pinto”, durante sessão solene, que será realizada nesta sexta-feira (23), com início às 18 horas, presidida pelo vereador Geraldo Joaquim de Cavalho. O autor da propositura é o vereador Damião Nogueira (MDB), que exerce, também, a profissão de professor.
Maria de Pinto foi a primeira professora nomeada no município de Palestina. O ato de nomeação foi assinado pelo então prefeito José Ferreira de Melo, conhecido como “Zuza Ourives”, no dia 30 de junho de 1964.
Ela trabalhou como professora durante quase três décadas, isto é, alguns anos antes de ser assinada a sua nomeação oficial, dando aulas para crianças e adolescentes.
Dinâmica, questionadora, possuidora de múltiplos conhecimentos, ela muito contribuiu para o desenvolvimento educacional do município, sendo considerada uma das grandes incentivadoras das artes e da cultura palestinense, apesar de nunca ter frequentado uma faculdade.
Nos idos de 1970 e início dos anos de 1980, Maria de Pinto atuou, ainda, como alfabetizadora do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), onde ensinou pessoas adultas a ler e a escrever. Nesta época, apoiada pelos alunos e pela supervisão do Mobral, realizou exposições de artes e, também, trabalhos ligados à Tecnologia da Escassez, um dos programas desenvolvido pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização.
Grande família
Maria Emília de Carvalho foi casada durante 42 anos com o agricultor Januário Antônio Nogueira, conhecido como “Pinto” (in memoriam) e desta união nasceram seis filhos: Ismael, Francisco, Pedro, Rosângela, Jacó e Djalma. Ela era amiga do casal José Ferreira de Melo e Arabela Paiva, fundadores do antigo Retiro (hoje Palestina). E numa demonstração de gratidão, quando na velhice da ex-prefeita Arabela Paiva, conhecida como “dona Arabela”, Maria de Pinto levou-a para sua casa e cuidou da amiga até o dia de sua morte, no dia 22 de maio de 1996, aos 85 anos.
Por todos estes seus méritos, a abnegada e saudosa professora Maria Emília de Carvalho (“Maria de Pinto”) será homenageada, postumamente, numa demonstração de reconhecimento e de carinho do autor da propositura, vereador Damião Nogueira, e de mais seis vereadores que votaram a favor do requerimento.
É importante destacar que a professora Maria Emília de Carvalho nasceu no dia 26 de janeiro de 1931 e faleceu, aos 75 anos, no dia 19 de agosto de 2006. E a justa homenagem está sendo prestada neste ano em que a assinatura do ato de sua nomeação como professora completou 60 anos de história.
Para as pessoas que pretendem comparecer à sessão solene, a sede do Legislativo municipal fica localizada na Avenida Elói Vieira de Carvalho, nº 744, em pleno centro da cidade de Palestina (AL). Familiares e alguns amigos da homenageada estarão presentes à solenidade.


Comentários
Escreva seu comentário