BLOGS

Por que cinco cadeiras quebradas, da sala de recepção do Laboratório da Unidade Mista de Pão de Açúcar, continuam oferecendo riscos de acidentes aos idosos que procuram o setor?

Por se tratar de um setor público de grande importância e muito frequentado diariamente por pessoas enfermas, o nome deste problema é 'descaso'


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

Cadeiras quebradas, na recepção do Laboratório da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos

Cadeiras quebradas, na recepção do Laboratório da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos   Foto: Helio Fialho

Postado em: 06/07/2022 às 19:28:20

Estive na última segunda-feira (4) e, também, nesta quarta-feira (6), no Laboratório da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, de minha cidade.  Por apresentar um quadro de síndrome gripal, sentindo alguns sintomas, os quais eu jamais havia sentido, hoje fui submetido, por recomendação médica,  ao teste rápido (Swab Nasal), para detecção do vírus Covid-19.  TESTEI POSITIVO e, por isso, continuarei mantendo os mesmos cuidados e usando vários medicamentos (alguns que eu já havia tomado durante o auge da pandemia, os quais salvaram a vida de milhões de pessoas, embora fossem proibidos pela ridícula “CPI do Circo”). Graças a Deus, estou reagindo bem e tenho mais sete dias para me recuperar.

Durante os cinco primeiros dias de gripe, senti fortes dores no corpo (garganta, tórax, costas, pernas, cabeça). A dor de cabeça foi a mais persistente e a que mais me trouxe desconforto, além da tosse que, até agora, continua me incomodando. Porém, no geral, estou muito bem!

Laboratório com cadeiras quebradas

Contrastando com o bom atendimento dos profissionais que trabalham neste setor tão importante para a população pão-de-açucarense, estão cinco cadeiras quebradas, na recepção do Laboratório, onde as pessoas ficam sentadas a espera de atendimento. No local estão, ainda, outras cadeiras em bom estado de conservação (não muitas, devido ao espaço limitado do lugar). Dessas cinco cadeiras quebradas (de material plástico), quatro estão com o encosto completamente danificado e uma está com o assento faltando um pedaço – e, por isso, podem, a qualquer momento, provocar acidentes, principalmente em pessoas idosas. Eu quase fui a primeira vítima, ao tentar sentar sobre uma das cinco cadeiras quebradas. E só não sentei porque fui alertado por minha esposa. Mas será que uma pessoa mais idosa (ou menos idosa), ao querer sentar, terá alguém para alertá-la? Eis a questão! Eis o perigo!...

Neste caso específico, não há como dizer que estas cadeiras sofreram ato de vandalismo. O mais provável é que o excesso de peso de alguns pacientes tenha provocado o problema.

Sem querer apontar um culpado, posso afirmar que, em se tratando de um setor público de grande importância e muito frequentado por pessoas enfermas (diariamente), o nome deste problema é “descaso” e ainda pode ser interpretado como “falta de respeito aos pacientes".  Estas imagens, feitas por mim (in loco), falam por si. Veja abaixo.

Cadeiras quebradas, na recepção do Laboratório da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos - Foto: Helio Fialho

 

Cadeira com assento quebrado, na recepção do Laboratório da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos.

Foto: Helio Fialho

 

A quem culpar? A quem cobrar?

Tudo de ruim, que vem acontecendo atualmente no Brasil, a culpa é atribuída ao presidente da república – e isso já virou psicose. Sendo assim, será que o presidente do Brasil é culpado por este descaso? E se o presidente da república não é o culpado, quem será mesmo o verdadeiro culpado? Para qual autoridade municipal esta cobrança, para a solução deste problema, deve ser direcionada? Será preciso procurar pela ordem hierárquica dos cargos e atribuições? No Brasil, no tocante a problemas, existe o costume de tranferir a responsasabilidade e a culpa para "o rapaz" ("A culpa é do rapaz"; quem fez isso foi o rapaz").

Esses detalhes pouco interessam à população e aos pacientes. Importante mesmo é que novas cadeiras (mais seguras e mais confortáveis) precisam substituir – URGENTEMENTE – as tais cadeiras sucateadas, que lá estão expostas e dão a impressão de descaso administrativo.

Também posso dizer que essas cadeiras não são tão caras e o Município dispõe de recursos suficientes para fazer a indispensável aquisição.  

Em Pão de Açúcar e nos demais municípios de Alagoas e do Brasil, o bem-estar da população precisa ser prioridade.

 

 

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem