MUNICÍPIOS

Pão de Açúcar terá calor acima de 40°, nesta terça-feira, segundo a previsão do tempo.

Temperatura deve ficar mais uma vez com sensação térmica acima de 44°, nesta terça-feira (13)


icon fonte image

  Fonte: Da Redação

Pão de Açúcar terá calor de 40°, nest aterça-feira (13)

Pão de Açúcar terá calor de 40°, nest aterça-feira (13)   Foto: Reprodução/MSN

Postado em: 12/03/2018 às 09:31:10

Não é a primeira vez que a cidade de Pão de Açúcar ganha destaque na imprensa nacional por apresentar altas temperaturas que chegam a ultrapassar os 40°. Por ser conhecida como uma cidade que durante o verão apresenta calor insuportável, mesmo não existindo reconhecimento científico, os seus moradores não abrem mão de classificá-la como “a terceira cidade mais quente do Brasil”.

Acredita-se que tal classificação tenha sido dada por antigos representantes comerciais, conhecidos como “viajantes”, os quais pernoitavam e sentiam o calor diferenciado,  intitulando a cidade como a terceira mais quente entre as demais.

E assim a fama de “a terceira cidade mais quente do Brasil” vem atravessando os séculos, embora não exista respaldo científico para esta afirmativa, ficando provado apenas que o calor da cidade é mesmo  sui generis.

Para justificar ainda mais a fama de cidade quente, o termômetro instalado na “Praça do Relógio” chegou a registrar 54° de calor, em novembro de 2015.

Em 29 de dezembro do ano passado a TV Gazeta exibiu uma reportagem intitulada “Verão começa a todo vapor em Pão de Açúcar; cidade é a mais quente do Sertão”. A reportagem é do jornalista Tony Medeiros, onde o repórter afirma que “Pão de Açúcar se destaca como uma assadeira a céu aberto”.

E dando um toque de humor às gravações, o repórter da TV Gazeta de Alagoas entrevistou o Cão do Meio de Feira, personagem criada por um morador da cidade, para brincar sobre o forte calor desta cidade ribeirinha. As imagens mostram o Cão do Meio de Feira caminhando apressado na praia, pulando, queimando os pés na areia quente e bastante incomodado devido ao forte calor. Entrevistado pelo repórter ele respondeu:  “vou embora, estou arrependido, aqui nem o Cão aguenta! Vinha ali e queimei os pés, o terceiro inferno ainda está melhor do que aqui!”

E neste sábado (10), o telejornalismo da TV Gazeta exibiu outra reportagem destacando mais uma vez o  calor abrasador de Pão de Açúcar, que foi destacado na “previsão do tempo”, do programa Hora Um da Notícia, apresentado por Monalisa Perrone, onde foi mostrada e comentada a temperatura acima de 40°.

A reportagem da TV Gazeta exibiu, também, diversos moradores da cidade falando sobre o desconforto provocado pelas altas temperaturas deste verão e até mesmo comerciantes faturando mais com as vendas de sombrinhas, picolés e sorvetes, pois nos últimos dias a temperatura subiu demais e o calor tornou-se insuportável na Terra do Sol, sendo este apelido  uma alusão ao sol causticante que impõe seus efeitos durante as 24 horas do dia, tornando-a uma terra diferenciada entre os 5.570 municípios brasileiros.

O forte calor chega a arrancar piadas dos próprios moradores do lugar, que sempre estão a postar nas redes sociais figuras com legendas destacando o clima fora do normal. Não raramente eles postam a foto de um ovo sendo estrelado no calçamento quente. Desde a semana passada está sendo compartilhada a figura de um homem com o corpo em chamas, onde aparece a legenda: Vem de onde amigo? De Pão de Açúcar!!!

Mas tem moradores que não criam piadas e nem dosam o clima insuportável com bom-humor. São as crianças e os idosos que sofrem as consequências dessa fornalha, que tem provocado insolação, desidratação e diarreia. Coincidência ou não, é durante o verão que em Pão de Açúcar cresce o número de óbitos por infarto.  

E para quem está pensando que o calor infernal está prestes a ir embora, bom mesmo é tomar cuidado porque a previsão do tempo está anunciando 40° de calor para esta terça-feira (13), somados a mais quatro graus de sensação térmica, que ficará em 44°, temperatura suficiente para provocar dor de cabeça, falta de ar e mal-estar em pessoas hipertensas ou portadoras de outras doenças.


Reprodução/Redes Sociais

 

Dormindo nas calçadas

É um antigo hábito dos moradores da cidade de Pão de Açúcar sentarem à porta e deitarem sobre as calçadas de suas casas durante as noites quentes de verão. Famílias inteiras adormecem em esteiras, lençóis e colchões que forram para livrarem-se do agonizante calor. Muitos preferem lavar suas calçadas e, assim, enfrentam melhor o desconforto do duro cimento porque, segundo elas, o chão frio  mitiga o sofrimento.  

Durante a estação de verão não é tão confortável tomar banho de ducha porque as águas dos  reservatórios domésticos ficam muito quentes, devido ao sol que aquece as tubulações plásticas.

O jeito mesmo é dar um tempo para deixar o líquido precioso da caixa d´água esfriar um pouco. Depositar água em um recipiente, à sombra, não deixa de ser boa excelente alternativa para aqueles que dispõem de tempo e paciência.

Não obstante, na cidade onde certo profissional de imprensa costuma expressar, em tom jocoso, que Pão de Açúcar é menos quente que o Inferno apenas um grau, torna-se praticamente impossível livrar-se do atormentador calor pão-de-açucarense que vem ganhando destaque na mídia.

O jeito mesmo é esperar que as nuvens carregadas transformem-se em chuvas torrenciais para molhar o solo seco e rachado de Jaciobá.


Reprodução/Google

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • Elenita Gato 12 de Março de 2018 Só Jesus na causa... que Deus tenha misericórdia dessa gente maravilhosa!