MUNICÍPIOS

Pão de Açúcar: Filarmônicas de Alagoas participam das comemorações dos 101 anos da Banda Guarany

Devido a um prolongado apagão motivado pela forte tempestade, o I Encontro de Bandas Filarmônicas do Estado de Alagoas 2019 sofreu grande prejuízo, pois teve uma parte considerável do evento interrompida.


icon fonte image

  Fonte: Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar - Por Ascom

Filarmônicas de Alagoas participam das comemorações dos 101 anos da Banda Guarany

Filarmônicas de Alagoas participam das comemorações dos 101 anos da Banda Guarany   Foto: Reprodução/ASCOM/Edivânio Ferreira

Postado em: 25/03/2019 às 17:00:00

PUBLIEDITORIAL

 

Pela primeira vez na história de Pão de Açúcar, desfilaram, simultaneamente, seis bandas filarmônicas, harmonizadas, formando um “bandão”, pelas principais avenidas da cidade – Manoelito Bezerra Lima, Bráulio Cavalcante e Ferreira de Novais – onde o som saudosista de antigos dobrados misturou-se à emoção das pessoas que viam as bandas passar.

A tarde repleta de nuvens escuras e com temperatura bastante elevada, já prestes a entregar-se à noite cultuada por trovões e relâmpagos, parecia ter trazido do túnel do tempo as antigas retretas realizadas em Pão de Açúcar pelo magnífico e imortalizado Mestre Nozinho.

E enquanto o inédito desfile acontecia, sábado (23), aplausos e lágrimas eram arrancados do público amante da música e da cultura pão-de-açucarense.

Os integrantes das filarmônicas de Santa Cecília (de Água Branca), Carlos Gomes (de Marechal Deodoro), Guarany (de Pão de Açúcar), Maestro Júlio Catarina (de Penedo) e Mestre Elísio José de Souza (de Piranhas), durante o desfile, sob a regência-mor do professor e maestro Luiz Carlos Sandes Paranhos (presidente da Federação das Bandas de Músicas e Fanfarras de Alagoas), pareciam estar sob o efeito de Apolo, que na Antiga Grécia era o deus da música, das artes, da harmonia, da poesia e da perfeição.

As bandas, devidamente uniformizadas, desfilaram com galhardia, incluindo a Sociedade Musical Guarany, que inaugurou o uniforme doado pela Prefeitura de Pão de Açúcar, para comemorar os 101 anos de sua fundação.
Logo após o desfile, as filarmônicas se concentraram na orla fluvial, na “Praça do Paço Imperial”, porém, não chegaram a se apresentar conforme estava previsto, pois a trovoada interrompeu o evento, fazendo com que o mesmo fosse transferido para a Escola Estadual Bráulio Cavalcante, localizada na Alameda da Esperança.

Devido a um prolongado apagão motivado pela forte tempestade, o I Encontro de Bandas Filarmônicas do Estado de Alagoas 2019 sofreu grande prejuízo, pois teve uma parte considerável do evento interrompida.

Não fosse a boa vontade do prefeito Flavinho, que emprestou um refletor led para ser instalado no local, as homenagens não teriam sido prestadas em cumprimento à programação festiva.

Na oportunidade houve discursos, entrega de troféus aos maestros das bandas participantes, aos homenageados especiais e, ainda, parabenizaram à centenária Banda Sociedade Musical Guarany.

Além do maestro Paranhos e de dois representantes da Secretaria de Estado da Cultura, participaram das homenagens, na Escola Estadual Bráulio Cavalcante, o prefeito Flavinho, a primeira-dama Luciana Mariano, Ana Valeria Peixoto (secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte), Johann Souza (coordenador municipal de Cultura e Turismo), Marco Tavares (coordenador municipal de Articulação Política), José Roberto Almeida da Silva (artesão e poeta popular), Eberval Almeida (presidente da Sociedade Musical Guarani), dentre outras autoridades e lideranças.

Também prestigiaram o grande desfile de bandas filarmônicas diversas personalidades ligadas à gestão municipal e à literatura pão-de-açucarense, dentre essas: Magda Falabretti (odontóloga e consultora ), Francisco Andrade Júnior (secretário da SEMTAS), George Leite (secretário municipal de saúde), Helio Fiallho (jornalista e escritor), Ana Cleide Pereira (secretária de gabinete), Klebeton Jerry Batista (secretário adjunto de Educação), Elson Madureira (cerimonialista), João José Melo (assessor jurídico), Aderval Santos Souza (poeta e escritor), Maria Lêda Lins (incentivadora cultural), além de outras lideranças.

O I Encontro de Bandas Filarmônicas do Estado de Alagoas 2019 foi realizado pela Federação das Bandas de Música e Fanfarras do Estado de Alagoas, com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, e Pró-Bandas Alagoas. Veja na Galeria as imagens do evento.

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem