BLOGS

Morre, na Bahia, Pedro Félix da Silva, aos 80 anos, um dos mais notáveis desportistas de Pão de Açúcar

O corpo será sepultado, às 15h30min desta terça-feira(5), na cidade de Pão de Açúcar


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

Pedro Félix da Silva

Pedro Félix da Silva   Foto: Reprodução/Facebook

Postado em: 05/07/2022 às 12:25:12

Morreu, aos 80 anos, na capital baiana, às 18 horas dessa segunda-feira (4), o desportista Pedro Félix da Silva, conhecido popularmente como “Pedro Cachimbo”, um dos maiores incentivadores do futebol pão-de-açucarense.

Segundo informações da família, ele vinha lutando contra um câncer há anos, motivo pelo qual o fez mudar-se com a esposa e os filhos para Salvador (BA), onde vinha submetendo-se a tratamento médico e obtendo resultados satisfatórios.

Pedro Félix havia completado 80 anos na última terça-feira (28 de junho). Nos últimos dias seu estado de saúde teve agravamento, vindo a óbito no início da noite dessa segunda-feira.

Em Pão de Açúcar, o “mestre Pedro”, como era chamado respeitosamente pelos admiradores, foi  proprietário do “Bar Esporte”, um dos principais pontos de encontro dos amantes do futebol.

Para ajudar ao futebol pão-de-açucarense, ele criou a famosa “Escolinha do Pedro Cachimbo”  e, dedicando-se a esta causa, descobriu vários talentos, que mais tarde tornaram-se craques do futebol pão-de-açucarense, alagoano e, até mesmo, destacaram-se a nível nacional.

Por sua capacidade técnica e grande dedicação ao futebol da Terra de Jaciobá, Pedro Félix conquistou grande credibilidade no meio esportivo e, por isso, ascendeu à função de técnico dos dois principais times da cidade: Centro Sportivo Internacional (“O Galo do Sertão”)  e Jaciobá Atlético Clube, sendo que, neste último clube, permaneceu por muito mais tempo.

Na Rádio Jaciobá FM, durante quase duas décadas,  ao lado de José Vicente Neto e de outros incentivadores do esporte, mestre Pedro Félix fez apresentou o programa Momento Esportivo. Neste programa de grande audiência, Pedro Félix fazia seus comentários abalizados, além de divulgar jogos de futebol, disputas de times da região, dando mais espaço ao futebol amador.

Nos idos de 2015, resgatou o Jaciobá Atlético Clube, e trouxe o time de volta ao cenário do futebol estadual, voltando a disputar competições de base e, em seguida, disputando competições no cenário profissional.

Quando fez parte do Internacional, ele foi um dos responsáveis pela campanha realizada pelo clube para a construção da arquibancada do estádio Antônio Gomes Pascoal (Pascoalão).

Ao lado de entusiastas, Pedro Félix fundou a Liga de Futebol Amador de Pão de Açúcar (LIFAP), sendo o primeiro presidente desta entidade, em 2003.

Devido à sua dedicação e pelos relevantes serviços prestados ao futebol pão-de-açucarense, ele foi agraciado com o título de Comendador do Esporte, pela Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar.

Pedro Félix deixa a viúva Socorro Plácido Soares (educadora e digital influencer), sete filhos (José Eli, Angela, Maísa, Gilmar, Almir, Eliane, e Mariana) e netos. O corpo foi transladado para a cidade de Pão de Açúcar, onde chegou na manhã desta terça-feira (5), e será sepultado, às 15h30min, no Cemitério São Francisco de Assis.

Ele deixa um legado muito importante para a família e, também, para a sociedade pão-de-açucarense. Foi um excelente esposo, um pai amoroso e um amigo fiel, além de um dos mais notáveis desportistas que Pão de Açúcar já teve.

À família enluta  manifesto os mais sinceros votos de pesar. Não tenho dúvida que Deus já o recebeu na Mansão de Luz, onde terá descanso eterno.

Saudade perpétua deste amigo e deste colega dos tempos da Jaciobá FM – no studio desta emissora sempre nos encontrávamos e conversávamos, ainda que rapidamente, devido às tarefas profissionais.

 

 

   

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • SOCORRO PLÁCIDO 06 de Julho de 2022 Helio Fialho Muito obrigada pela bela matéria sobre meu amado e já saudoso esposo Pedro Félix!!... Toda nossa família agradece suas belas e confortadoras palavras de carinho, consideração, reconhecimento e respeito!!! A Você, os nossos mais profundos agradecimentos!!!...
    SOCORRO PLÁCIDO 06 de Julho de 2022 Helio Fialho Muito obrigada pela bela matéria sobre meu amado e já saudoso esposo Pedro Félix!!... Toda nossa família agradece suas belas e confortadoras palavras de carinho, consideração, reconhecimento e respeito!!! A Você, os nossos mais profundos agradecimentos!!!...