POLÍTICA

Monteirópolis terá nome de tradição política na disputa à Prefeitura

Dentre os nomes dos pretensos postulantes ao cargo de prefeito, surge fortemente o de Ruzimar de Moura, construtor civil, filiado ao PP e herdeiro da veia política de seu saudoso pai e ex-prefeito Rosevaldo Moura.


icon fonte image

  Fonte: Da Redação

Ruzimar Santos de Moura, 48 anos...

Ruzimar Santos de Moura, 48 anos...   Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Postado em: 19/05/2020 às 06:00:00

Apesar deste momento de pandemia e isolamento social, o quadro sucessório para o comando da Prefeitura de Monteirópolis já começou a ser desenhado e a população que, ao longo de alguns mandatos, tem tido grandes decepções com os contínuos escândalos de corrupção nos quais estão envolvidos alguns de seus prefeitos, terá, mais uma vez, a oportunidade de eleger nas eleições municipais previstas para este ano, um gestor que venha, de fato, administrar com responsabilidade, honestidade e transparência,  pensando verdadeiramente no bem-estar coletivo, onde toda  a população possa ter direito a políticas públicas decentes e justas que venham melhorar as condições de vida dos munícipes e os indicadores sociais do município que tem uma população estimada de 6.939 habitantes (IBGE - 2019). 

E dentre os nomes dos pretensos postulantes ao cargo de chefe do Executivo municipal,  surge fortemente o de Ruzimar Santos de Moura, 48 anos, construtor civil, filiado ao Partido Progressista (PP) e herdeiro da veia política de seu saudoso pai e ex-prefeito Rosevaldo Moura.

A experiência política e administrativa, adquirida ao longo dos anos, somada à vasta folha de serviços prestados à população, à qual tem servido com muita dedicação e respeito, o condiciona a anunciar seu nome como pré-candidato a prefeito, objetivando resgatar a autoestima dos monteiropolitanos que estão muito decepcionados com gestores desastrosos e possuidores de pendências na Justiça, a exemplo do atual prefeito Mailson de Mendonça Lima que, conforme consta no portal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), foi condenado por praticar improbidade administrativa quando esteve pela primeira vez à frente da Prefeitura Municipal de Monteirópolis, entre 2007 e 2012.

Por este crime, o TJ-AL, conforme consta no processo número 0000234-27.2010.8.02.0025, acatou a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) e condenou o atual prefeito a perda do cargo e devolução de R$ 119 mil reais, o equivalente  a 50 vezes a quantia que recebia como salário mensal, na época, por fazer parte de um esquema de emissão de notas fiscais frias para desvio de dinheiro público,  no período de 2007 a 2012.  Segundo informações, o gestor-réu recorreu da sentença e o processo encontra-se no Superior Tribunal de Justiça. Contudo, essas medidas só passam a valer depois de esgotados todos os recursos e após o trânsito em julgado.

Outro prefeito que teve o nome envolvido em escândalo foi Elmo Antônio Medeiros, o qual não chegou a concluir seu mandato porque foi afastado do cargo, em 19 setembro de 2016, acusado de cometer improbidade administrativa, isto é, vários crimes contra a administração pública, entre os anos de 2013 e 2015 sendo, em julho de 2016, denunciado pelo MPE, cujo afastamento foi determinado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). Afastado do cargo, o então prefeito recorreu da sentença e o processo até hoje não foi concluído.  

 

Um novo tempo

 

Propondo trazer para o município de Monteirópolis novas propostas, para que o dinheiro público seja investido com transparência nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura, Limpeza Pública, Infraestrutura, Cultura e outros setores que venham promover, de fato,  a melhoria das condições de vida da população, Ruzimar Moura, um filho da terra, vem dialogando com as lideranças locais em busca de apoio, onde o mesmo já conta com a adesão de quatro vereadores: Roberto do Sindicato (atual presidente da Câmara), Alan da Arara, Douglas Braga e Michele dos Anjos.

A nível estadual, ele já conta com apoios  importantes, a exemplo do deputado estadual Paulo Dantas e do ex-deputado federal Cristiano Matheus. Foi com Cristiano que, em 2007, Ruzimar Moura consegui uma emenda parlamentar para a pavimentação do Povoado Lagoa da Arara, época em que o amigo estava assumindo uma cadeira na Câmara dos Deputados,  em Brasília.

No currículo político de Ruzimar consta que ele, na qualidade de filho de Monteirópolis, foi eleito duas vezes como vice-prefeito e, também, já disputou duas vezes o cargo de prefeito, mas não conseguiu ser eleito. Agora, pela terceira vez, por sentir o grande abandono no qual o município está mergulhado, ele surge para disputar pela terceira vez a cadeira de prefeito. Desta vez, é claro, com mais experiência e com propostas inovadoras para tirar Monteirópolis do retrocesso em que está mergulhado há anos. “A nossa terra está mergulhada no maior caos de toda a sua história política e a população precisa renovar as esperanças de melhores dias. Por este motivo, colocarei o meu nome para aprovação, na próxima convenção municipal partidária, para, em caso de  vir a contar com o apoio de meus correligionários, eu possa disputar as eleições municipais deste ano como candidato a prefeito desta terra tão sofrida ”, disse Ruzimar.

Para falar sobre os processos em que o prefeito Mailson foi condenado pelo TJ-AL, a reportagem do Notícia Quente tentou várias vezes falar com o mesmo através de ligação telefônica e, ainda, por meio de mensagem enviada pelo WhatsApp , para que ele pudesse se defender, porém, as tentativas foram em vão porque seu telefone celular encontra-se “desligado ou fora da área de cobertura”, além de o mesmo não ter respondido a mensagem enviada para o seu WhatsApp.

A reportagem do Notícia Quente também falou com o ex-prefeito Elmo Antônio Medeiros, por meio de mensagem de WhatsApp, e obteve resposta. Segundo ele, o processo ainda não foi concluído. Segundo, ainda, o ex-prefeito, desde o seu afastamento, só agora as pessoas acusadas estão sendo ouvidas, porém, em razão da pandemia, o Tribunal suspendeu as audiências. E sobre as acusações a ele imputadas, o ex-prefeito disse que continua tranquilo e, quando for ouvido no processo, provará sua inocência.  Elmo Medeiros também se colocou à disposição da nossa reportagem para maiores esclarecimentos.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem