Mais de 8 mil alagoanos ainda não realizaram saque do PIS-Pasep 2015
Segundo o governo federal, abono pendente em Alagoas chega a R$ 5,9 milhões.

Fonte: G1 AL
Prazo para saque do PIS Ano-Base 2015 termina em dezembro Foto: Reprodução/G1/TV Globo
Mais de 8 mil alagoanos ainda não sacaram o dinheiro do Abono Salarial do PIS/Pasep Ano-Base 2015. São R$ 5,9 milhões que ainda aguardam retirada no estado. O prazo final para o saque é 28 de dezembro de 2017, e segundo o governo federal, não será prorrogado.
A informação foi divulgada pelo governo nesta sexta-feira (20). Ao todo, 8.326 pessoas ainda têm R$ 5.981.327,01 para sacar no estado.
Outros 314.036 beneficiários já sacaram R$ 225 milhões, o que representa quase 98% do total de alagoanos que têm direito ao saque.
Os trabalhadores podem consultar se têm ou não dinheiro do abono para sacar no site do Ministério do Trabalho, clicando neste link. É preciso ter em mãos o número do PIS ou do CPF, e informar também a data de nascimento.
Essa consulta também pode ser feita pessoalmente em uma agência bancária. Trabalhadores da iniciativa privada recebem pela Caixa Econômica, e os do setor público, pelo Banco do Brasil.
“Nós disponibilizamos a lista com os nomes de todos os trabalhadores com direito ao abono de 2015 e que ainda não sacaram o dinheiro. O trabalhador pode consultar essa lista. Se o nome dele estiver lá, basta dirigir-se ao banco e fazer o saque”, explica o chefe da divisão do Abono Salarial do MTE, Márcio Ubiratan.
Em todo o país, mais de R$ 1 bilhão ainda não foram sacados, pertencentes a 1,4 milhão de trabalhadores. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram metade do recurso acumulado.
Quem tem direito
Tem direito ao abono salarial ano-base 2015 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).O valor do abono vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano base. Se ela trabalhou durante os 12 meses, vai receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78), e assim sucessivamente.


Comentários
Escreva seu comentário