Filho de Pão de Açúcar é o prefeito eleito de Aracaju
Edvaldo Nogueira Filho obteve 51,56% dos votos e derrota o adversário Valadares Filho

Prefeito Edvaldo Nogueira Filho Foto: Kedma Ferr/TV Sergipe
O pão-de-açucarense Edvaldo Nogueira Filho (PC do B) foi eleito, neste domingo (30), prefeito de Aracaju. Ele obteve 141.999 votos, o que corresponde a 51,56%, contra 131.294 do adversário Valadares Filho (PSB), que conseguiu 48,04% dos votos válidos.
A vitória marca o retorno de Edvaldo Nogueira à prefeitura da capital sergipana quatro anos após deixar o comando da cidade. Desde então, o gestor é João Alves Filho (DEM) que encerrará o mandato em dezembro.
Edvaldo, conhecido pelos conterrâneos como “Edvaldinho”, 55 anos, foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe. Foi eleito vereador (1988) e reeleito (1992) em Aracaju. Foi eleito vice-prefeito da capital sergipana (2000) e reeleito (2004) junto com o então prefeito Marcelo Déda. Quando Déda se afastou para concorrer ao Governo, Edvaldo assumiu a prefeitura (2006). Foi reeleito prefeito em primeiro turno (2008).
Propostas e desafios
Edvaldo prometeu em campanha reduzir o tempo de atendimento e de marcação de exames, implantar princípios da segurança alimentar e nutricional nas escolas, licitar o transporte público, fazer a integração temporal dos ônibus, revitalizar o centro da cidade, valorizar o comércio dos bairros e finalizar os planos de Saneamento e de Drenagem Urbana, além de protagonizar ações de prevenção e policiamento comunitário em parceria da GMA com a PM e PC.
O filho de Pão de Açúcar
Nascido na cidade ribeirinha de Pão de Açúcar (AL), em 21 de janeiro de 1961, “Edvaldinho”, como é conhecido pelos contemporâneos, é filho do casal Edvaldo Nogueira e Lourdes Nogueira e neto de Manoel Leonídio Nogueira e Maria Nilce Bezerra. Na terra natal cursou o primeiro grau no Grupo Escolar Bráulio Cavalcante e no Ginásio Dom Antonio Brandão. No final da década de 70 foi estudar em Aracaju, onde passou a morar e veio mais tarde a se formar em medicina.
Na cidade de Pão de Açúcar, nos idos de 1970, ele fez parte da banda marcial do Ginásio Dom Antonio Brandão, onde se destacou como um dos melhores tocadores de tarol da cidade. Também foi baterista do grupo musical Urumarís, formado pelos jovens e amigos pão-de-açucarenses: Darival Lira (Dá), José Carlos Lima (Zé de Totonho), José de Arimateia (Neguinho), Giuseppe Gomes, Jackson Feitosa (Baiaco), “Didi de Evenus” e Edvaldo Nogueira (Edvaldinho).
Um feito interessante deste filho ilustre de Pão de Açúcar foi o pedido que ele fez ao amigo e governador do estado de Sergipe, Marcelo Deda, para que o mesmo asfaltasse o trecho da rodovia SE-179 (Vaca Serrada/ Niterói), objetivando facilitar o escoamento da produção agrícola de Sergipe para Alagoas e, ainda, melhorar o acesso de veículos à cidade de Pão de Açúcar (AL). Durante a solenidade inaugural desta obra, em 11 de dezembro de 2010, o então governador Marcelo Deda destacou o pedido feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Click no link abaixo e leia a matéria completa sobre a inauguração desta obra asfáltica construída a pedido do pão-de-açucarense e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira Filho. http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:21093/deda_inaugura_rodovia_que_liga_vaca_serrada_a_niteroi_em_porto_da_folha.html
Fonte: G1 SE
Comentários
Escreva seu comentário