MUNICÍPIOS

Equipe do VIGIAGUA realiza ações em cisternas de comunidades rurais de Pão de Açúcar

Orientações aos ‘apontadores’ e monitoramento da qualidade da água fazem parte das ações da Vigilância Sanitária Municipal


icon fonte image

  Fonte: Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar - Por Ascom

  Foto: Reprodução/ASCOM/VIGIAGUA/Cortesia

Postado em: 21/09/2018 às 09:07:25

PUBLIEDITORIAL

 

Na última quarta-feira (19), o VIGIAGUA esteve realizando avaliação na água distribuída através de caminhões-pipa com o objetivo de garantir a qualidade da água consumida pela população abastecida por meio de caminhões-pipa.

A equipe também levou orientações aos apontadores (pessoas que recebem a água) sobre a limpeza das cisternas.

A ação foi realizada pela equipe da Vigilância Sanitária Municipal, no último dia 19, em cisternas localizadas nas comunidades Piedade, Lagoa Seca, João Leite, Pilões e Lapa, todas na zona rural de Pão de Açúcar.

As orientações levadas pelo VIGIAGUA são de fundamental importância  para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e às normas estabelecidas na legislação vigente para avaliar os riscos que a água de consumo representa para a saúde humana.

A Vigilância Sanitária de Pão de Açúcar (VISA) faz o monitoramento contínuo da qualidade da água que a população está consumindo, principalmente nas localidades desprovidas de rede de saneamento, que fazem uso de água de cisternas, poços e outros. Com esse trabalho é possível identificar áreas de risco no município, para que, assim, possam intervir, de forma rápida, na solução dos possíveis geradores de contaminação da água que está sendo consumida.

De posse dos dados (resultados) das amostras coletadas e constatando que a mesma se encontra fora dos padrões estabelecidos pela Portaria 518/2004, a Vigilância sanitária fará a devida orientação, in loco, buscando intervir e solucionar o problema, seja por meio da orientação para o adequado tratamento da água (poço), a limpeza e desinfecção de reservatórios e caixas d´água, entre outros.

É importante ressaltar que as coleta só pode ser realizada por técnicos devidamente treinados da Vigilância Sanitária e os locais são previamente cadastrados no SISÁGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), para posterior ida a campo.

Para as águas envasadas e as utilizadas como matéria-prima para elaboração de produtos em serviços específicos deve ser observada a legislação pertinente: Portaria nº 518/2004, do Ministério da Saúde, estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade; Decreto Federal Nº 5.440, de 4 de maio de 2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.

Em Pão de Açúcar, o prefeito Flavinho Almeida tem dado total apoio às ações do VIGIAGUA (Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano), que consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública.

 

Fotos: Reprodução/ASCOM/VIGIAGUA/Cortesia

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem