Dia Mundial sem Tabado vai ser comemorado hoje com caminhada, palestra, depoimentos e outras ações de saúde em Pão de Açúcar
Consumo de fumo provoca 3 milhões de óbios por ano
Foto: Reprodução/Google
Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, o Programa de Controle de Tabagismo e o NASF, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Pão de Açúcar, promovem, hoje (29), uma ação que terá início com concentração na Praça do Relógio, às 8 horas da manhã. Logo em seguida será realizada uma caminhada pela Avenida Bráulio Cavalcante, tendo como ponto de parada a Praça da Matriz, onde acontecerão palestras, aula de zumba, vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos e depoimentos de ex-fumantes que participaram do 1º Grupo de Combate ao Tabagismo em nosso município. É muito importante a participação da população.
Para quem não sabe, a data oficial alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco é 31 de Maio. Em Pão de Açúcar, a comemoração foi antecipada para esta quarta-feira (29).
Dados alarmantes
Segundo a OMS, 1 em cada 5 pessoas no mundo fuma. Em 2016, 20% da população mundial fumou tabaco. No mesmo ano, existiam 1,1 bilhão de fumantes adultos em todo o planeta, número que se manteve praticamente inalterado desde 2000.
É o que revela um novo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado para o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta semana (31). Agência da ONU alerta para riscos trazidos pelo cigarro ao funcionamento do sistema cardiovascular.
O consumo do tabaco e a exposição à sua fumaça – o chamado fumo passivo – são as principais causas dos problemas cardiovasculares, contribuindo para cerca de 3 milhões de mortes por ano. Contudo, pesquisas científicas revelam uma grave falta de entendimento do público sobre os múltiplos perigos de saúde associados ao cigarro.
Além dos mais de 1 bilhão de fumantes adultos, a OMS estima que, em 2016, pelo menos 367 milhões de indivíduos eram usuários de produtos derivados do tabaco que “não produzem fumaça”. Na comparação com o ano 2000, a quantidade absoluta de fumantes não mudou – embora a proporção dessa parcela em relação à população mundial tenha diminuído, de 27 para 20%.
Entre homens com 15 anos ou mais, 43% fumaram tabaco em 2000, em comparação aos 34% de 2015. Já em relação às mulheres, 11% fumaram em 2000 e 6%, em 2015.
Segundo a OMS, os valores indicam uma redução contínua, mas em ritmo lento – o que torna inviável a meta de reduzir em 30% o consumo de tabaco até 2025. Se a tendência vigente permanecer estável, apenas um em cada oito Estados-membros do organismo internacional alcançará esse objetivo. Na média, o mundo atingirá um decréscimo de 22% até 2025.
Em todo o mundo, mais de 24 milhões de crianças entre 13 e 15 anos fumam cigarros – 17 milhões de meninos e 7 milhões de meninas. Isso equivale a 7% de todos os jovens nessa faixa etária. Outros 13 milhões consomem produtos de tabaco “sem fumaça”.
Fonte: ONU/OMS


Comentários
Escreva seu comentário