Dia de Finados – um misto de pranto, tristeza e saudade
É muito dolorosa a partida de um ente querido. A imensurável dor chega a dilacerar o coração da gente.

Fonte: Por Helio Fialho
Dia de Finados – um misto de pranto, tristeza e saudade Foto: Reprodução/Google
Hoje é o Dia de Finados, data dedicada aos que, como o nome bem diz, findaram suas missões aqui na Terra.
Hoje é o dia de vivermos fortes emoções provocadas por boas e ruins lembranças, um misto de choro, tristeza e saudade.
É muito dolorosa a partida de um ente querido. A imensurável dor chega a dilacerar o coração da gente.
Para muitos, o fato de poder visitar o jazigo, levar flores, acender uma vela, fazer uma prece, monologar com o saudoso parente e amigo, serve de lenitivo para os que permanecem no lado de cá. Já outros não preferem visitar os restos mortais, porém, carregam consigo uma incomensurável nostalgia.
O tempo corre velozmente e, com ele, passam todos os viventes, pois, sem exceção, cumprem ciclos neste mundo. E sequencialmente os ciclos vão-se cumprindo até findar-se o último da árdua trajetória. E quando a última missão chega ao fim é impossível permanecer na condição de terráqueo – porque ninguém pode fazer absolutamente nada para evitar a partida para a Eternidade. Afinal, passaremos mais tempo morando na pátria espiritual do que neste mundo de expiação, independentemente de permanecermos vivos durante um século, ou mais, porque a jornada da vida é apenas um chuvisco.
Apesar das múltiplas doutrinas religiosas, o mistério da morte jamais haverá de ser desvendado pela criatura humana – porque existe uma intransponível barreira no túnel entre o corpo e o espírito e, por este motivo, há essa profunda e permanente separação.
Não raro sonhamos com os nossos entes queridos, os quais já partiram para o outro lado da vida. Esses sonhos são permitidos por Deus para aliviar um pouco a nossa eterna saudade. São sonhos que parecem reais e chegam a ser impressionantes.
Mas o grande mistério da morte continuará na face da Terra porque o homem, na sua limitada condição de ser material, continuará incompetente para compreender esse processo criado exclusivamente por Deus.
Sendo assim, aproveite o Dia de Finados para fazer uma reflexão sobre os seus projetos terrenos: o que você já fez; o que ainda não fez; o que deixou de fazer; o que precisa urgentemente fazer em prol de sua pessoa, de sua família, de seus amigos, ou, até mesmo, de um desconhecido. Enfim, o que você precisa fazer para ajudar o seu semelhante?!
Não esqueça que a vida tem velocidade de relâmpago que sai no oriente e se mostra no ocidente.
Portanto, é importante, neste Dois de Novembro, que você preste homenagem aos mortos, principalmente aos entes queridos que já mudaram-se para a Mansão de Luz e, ao mesmo tempo, fazer uma profunda e oportuna reflexão sobre a importância da vida!


Comentários
Escreva seu comentário