BLOGS

Crateras na AL 220 danificam veículos e infernizam a vida de motoristas

Trecho entre Povoado Piau e Olho D´Água do Casado está intransitável


Trecho entre Povoado Piau e Olho D´Água do Casado está intransitável

Trecho entre Povoado Piau e Olho D´Água do Casado está intransitável   Foto: Notícia Quente/Helio Fialho

Postado em: 29/05/2022 às 12:54:31   /   por Helio Fialho

Em viagem à região de Xingó, na manhã desse sábado (28), para visitarmos alguns membros de nossa família, constatamos, in loco, o péssimo estado de conservação da AL 220, precisamente no trecho que fica entre as proximidades do Povoado Piau (zona rural de Piranhas) e Olho D´Água do Casado. Esta estrada está praticamente intransitável, devido aos incontáveis buracos na pista asfáltica. São crateras de todos os tamanhos, perigosas, que danificam os pneus dos veículos e provocam, até mesmo, acidentes.

Neste trecho, encontramos, também, dezenas de máquinas e veículos de grande porte trabalhando na obra de duplicação da AL 220, porém, os veículos estavam às margens da rodovia esburacada igual coador de arroz.

A nossa viagem não foi nada agradável, pois, o trajeto foi preocupante e exigiu atenção redobrada, para não sermos vítimas de acidente. Posso afirmar que foi uma viagem infernal, neste trecho da AL 220 (Piau a Olho D´Água do Casado). Já a rodovia Altemar Dutra (Olho D´Água do Casado a Piranhas) encontra-se em excelente estado de conservação e, por isso, fizemos uma viagem muito segura. E, contrastando com o trecho Piau/Olho D´Água do Casado, a rodovia Altemar Dutra nem parece ficar no estado de Alagoas. Alguém pode explicar este diferencial?

Para retornarmos a Pão de Açúcar, à tarde, tivemos que viajar pelas estradas sergipanas: Canindé do São Francisco/ Poço Redondo/ Vaca Serrada/Niterói, onde fizemos a travessia numa balsa. E viajando pelas estradas de Sergipe, com destino a Pão de Açúcar (Alagoas), gastamos menos tempo.

Ora, não seria melhor, antes de duplicar a rodovia AL 220, o Governo de Alagoas recuperar os trechos danificados desta estrada? É um absurdo os proprietários de veículos terem que pagar as contas desses prejuízos causados pelas incontáveis crateras existentes ao longo do trecho Piau/Olho D´Água do Casado. Isso é um absurdo! Com certeza, vão atribuir culpa às chuvas que caem sobre a região. Contudo, muito antes deste período chuvoso, as crateras já estavam lá, danificando os veículos.

Todos sabem que a pista esburacada também provoca prejuízos econômicos aos municípios que sempre atraem considerável número de turistas para a região, a exemplo de Piranhas, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia e Água Branca, pois, com este trecho intransitável da rodovia, os pretensos visitantes não viajam e desistem de conhecer os atrativos turísticos destes municípios. 

Chocado com o dantesco descaso, aproveito para fazer um apelo aos políticos alagoanos e sertanejos (principalmente os ligados ao governo estadual), para que cobrem ao gestor-mor de Alagoas a urgente recuperação deste trecho e de outros que infernizam a vida das pessoas que viajam por essas estradas.  

Não é plausível investir na duplicação de rodovias, enquanto essas mesmas rodovias encontram-se intransitáveis, devido às numerosas crateras. Não dá para entender a lógica insana da maioria dos políticos alagoanos.

O lógico dessa história é que as rodovias logo ficam esburacadas (cheias de grandes crateras) porque são obras mal construídas e de péssima qualidade. Até parecem ser construídas com massa de isopor e açúcar, de tão frágeis que são, apesar de muito caras.  Até quando vamos ter que conviver com isso?

(Matéria atualizada às 09h20min do dia 30 de maio de 2022)

Fotos: Notícia Quente/Helio Fialho

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem