BLOGS

Corrida de Canoas e Botes Espelho da Lua será realizada na manhã deste domingo em Pão de Açúcar

Prêmios ao vencedores serão entregues na Toca do Índio


Corrida de Canoa em Pão de Açúcar

Corrida de Canoa em Pão de Açúcar   Foto: Divulgação/imagem ilustrativa

Postado em: 27/11/2016 às 06:36:37   /   por Helio Fialho

Hoje o Velho Chico, em Pão de Açúcar, será palco de mais uma Corrida de Canoas. Desta feita é a prova Espelho da Lua, uma homenagem ao primeiro nome da plaga que um dia foi taba dos  índios Urumaris – “Jaciobá”.

Pão de Açúcar sempre foi destaque nas grandes disputas de canoas. No passado, tivemos duas grandes campeãs: a Igacy e a Lindacy. A Igacy pertencencia ao comerciante Manoel Mendes Pastor (Manelito) e era pilotada pelo senhor “Agenor”, um pescador que morava vizinho à "Pedra da Paciência", no Alto Humaitá. A Lindacy pertencia ao pescador “Afonso Nicácio”. A Igacy durante muitos anos disputava e ganhava todas as provas, ainda que disputasse contra as velozes canoas das cidades de Traipu e Gararu. Depois surgiu a Lindacy e a disputa no Velho Chico ganhou mais emoção porque ficou mais acirrada e com direito a torcedores fanáticos.

O tempo passou e as corridas de canoas continuam a fazer parte da história do rio São Francisco, com destaque para as cidades de Pão de Açúcar, Traipu, Gararu, Propriá e Penedo.

Hoje temos outra grande campeã das corridas de canos realizadas no Baixo São Francisco: a Georgia. Esta canoa pertence ao ex-craque do futebol pão-de-açucarense e funcionário aposentado do Banco do Estado de Alagoas, Romeu Rodrigues, um filho do saudoso “Odilon de Terto”, um dos grandes incentivadores da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, do futebol  e das corridas de canoas em Pão de Açúcar.

Também temos outros grandes incentivadores das corridas de canoas em Pão de Açúcar: “Doginho de Marilena”, “Valdick da Lancha”, Antonio Dantas e Jackson Feitosa, o popular “Baiaco”, sendo este último o proprietário da “Brisa”, uma canoa que já ganhou várias disputas dentro e fora do município de Pão de Açúcar.

Na gestão do prefeito Jorge Dantas a corrida de canoa ganhou um olhar especial e outras provas foram criadas fora da disputada realizada no domingo de Bom Jesus dos Navegantes, a exemplo das corridas “Dr. Francisco Araújo Dantas” (Dia dos Pais) e “Espelho da Lua”.

E neste domingo (27), duas provas serão realizadas nas águas do Velho Chico, com largada do Povoado Jacarezinho,  às 8 horas e 30 minutos. É a  Corrida Espelho da Lua proporcionando a grande emoção das disputas de canoas e de botes de um pano. A chegada, a depender do vento, está prevista para as 11 horas. A entrega dos prêmios às três primeiras colocadas das duas disputas (canoas  e botes de um pano) será realizada na Toca do Índio, um tradicional bar, de propriedade do sapateiro “Dedo de Odilon de Terto”.

Lá, além do prefeito Jorge Dantas e alguns de seus assessores, vão se fazer presentes outros amantes do Velho Chico, isto é, canoeiros, pescadores, incentivadores e torcedores das canoas e dos botes que participam desta tradicional competição que dá uma beleza especial ao Velho Chico, pois canoas e botes com seus panos coloridos abertos assemelham-se a borboletas de asas multicoloridas abertas e sopradas pelo vento.

Da “Corrida Espelho da Lua”, além da Georgia (Pão de Açúcar) e Brisa (Pão de Açúcar),  vão participar, também, as canoas  Linda Clíris (Pão de Açúcar), Lídia (Pão de Açúcar), Isabela (Pão de Açúcar), Manuela Pão de Açúcar), Vitória (Gararu-SE), Marcela (Traipu – AL), Planeta (Escurial, Nossa Senhora de Lourdes -SE) e outras.

Portanto, vale a pena prestigiar este belo e tradicional espetáculo que engrandece o agonizante Velho Chico e mantém viva esta tradição do povo ribeirinho

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem