Cordelista Giovanni Fialho publica livro em homenagem ao sindicalista e comendador Pedro Lúcio Rocha
Pedro Lúcio é o autor dos símbolos oficiais do município e faz parte da história da Terra de Jaciobá.

Fonte: Da Redação
Pedro Lúcio recebendo homenagem prestada pelo CBHRSF, em setembro de 2016, em Minas Gerais Foto: Reprodução
Inspirado na homenagem prestada ao sindicalista e comendador Pedro Lúcio Rocha, pela Academia de Letras de Pão de Açúcar (Alepa), no dia 06 de dezembro deste ano, o poeta, cordelista e escritor pão-de-açucarense Giovanni Fialho escreveu e lançou, pela Cordelaria Flor do Sertão, um livro de cordel em homenagem ao amigo sindicalista e comendador Pedro Lúcio Rocha que, aos 87 anos de idade, enfrenta uma grave enfermidade no fígado. Pedro Lúcio Rocha é sócio honorário da Academia de Letras de Pão de Açúcar, desde a época de sua fundação, em 2017.
. O cordel tem como título "PEDRO LÚCIO ROCHA - UM HOMEM A FRENTE DO SEU TEMPO". Segundo o autor da obra, o cordel contém 24 estrofes de 6 versos (sextilhas), versos em redondilha maior. O livro inicia com uma "apresentação", na qual o autor faz uma síntese histórica sobre a vida do homenageado.
O número de exemplares é limitado, pois não conta com patrocínio de terceiros, isto é, a publicação foi bancada pelo próprio cordelista Giovanni Fialho, uma forma de expressar sua admiração, seu respeito e sua gratidão a Pedro Lúcio Rocha, pelas lições de vida que aprendeu durante sua convivência com o amigo sindicalista, segundo ele. A ideia deste livro surgiu a partir de uma conversa com o irmão Helio Fialho que desde abril deste ano exerce o cargo de presidente da Academia de Letras de Pão de Açúcar.
É importante destacar que o poeta Giovanni Silva Fialho é membro da Academia de Letras de Pão de Açúcar - Alepa (Cadeira nº 12) e da Academia Alagoana de Literatura de Cordel (Cadeira nº 33). É, também, servidor público estadual, bacharel em Sistemas de Informação, bacharel em Direito. Já participou de várias antologias poéticas, escreveu vários cordéis e foi classificado entre os 20 melhores poetas de bancada do Festival Vamos Fazer Poesias, por quatro vezes, na cidade de Serra Talhada - Pernambuco. Contato do autor: @gigio_fialho(Instagram) e Gigio Fialho (Facebook). Leia abaixo algumas estrofes do cordel publicado esta semana por Giovanni Fialho.
Capa do cordel em homenagem a Pedro Lúcio Rocha. Foto: Reprodução/NQ
Do Agreste, ele partiu cedo,
Em busca de se alistar
Monteirópolis, seu berço,
Pão de Açúcar, seu lugar,
Foi a terra que o acolheu
Quando decidiu voltar.
[...]
Caminheiro da esperança
Do Velho Rio, Guardião
Primeiro representante,
Com inteira devoção
A participar do Comitê
Dessa nossa região.
[...]
Nosso amigo Pedro Lúcio
Tem mais feito importante
Fez a festa da COHAB
Quando foi representante,
Alusiva ao padroeiro,
Um evento exuberante.
[...]
Seu trabalho floresceu
Trouxe reconhecimento
Sempre defendeu o mais frágil
Com grande contentamento
O sertanejo e o rio
Pelo grande sofrimento.
Seu legado há de ficar
Pra toda posteridade
Tudo aquilo que ele fez,
Falo com sinceridade,
Mudou o futuro pra sempre
Da nossa bela cidade,
[...].


Comentários
Escreva seu comentário