BLOGS

Cientistas do CERN descobrem nova 'partícula fantasma'

Sinais sugerem a presença de átomos pesados com partículas que podem ter um quarto da massa do Bóson de Higgs


icon fonte image

  Fonte: Revista Galileu

COMPACT MUON SOLENOID (CMS) DO CERN

COMPACT MUON SOLENOID (CMS) DO CERN   Foto: USER:EETWARTTI/WIKIMEDIA COMMONS

Postado em: 04/11/2018 às 23:03:27

Físicos estão tentando identificar se uma nova "partícula fantasma" foi realmente detectada pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC) da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês), na Suíça. 

Usando o instrumento Compact Muon Solenoid (CMS) no acelerador de partículas LHC, foi visto um sinal que poderia ser uma partícula com duas vezes a massa de um átomo de carbono. Contudo, não existem classificações científicas existentes que poderiam categorizar a amostra. 

"Eu diria que os teóricos estão empolgados e os experimentalistas são muito céticos", disse Alexandre Nikitenko, pesquisador do CMS, em entrevista ao jornal The Guardian. “Como físico, devo ser muito crítico, mas, como autor desta análise, devo ter otimismo também”.

A descoberta deve ser avaliada em uma reunião no CERN em breve. Os sinais sugerem um acúmulo de múons (ou muão) – elétrons pesados – no detector do CMS. Isto corresponderia a uma partícula com massa de 28 gigaeletron-volts (GeV), cerca de um quarto da massa do Bóson de Higgs, de 125 GeV.

Segundo o portal Science Alert, pode levar mais de um ano para confirmar se a partícula é real. 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem