Artesão Beto de Meirus, de Pão de Açúcar, vai receber o Prêmio Selma Brito, nesta quinta-feira, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas
Exercendo o ofício de artesão, ele tem se destacado na confecção de peças de couro: arreios, sandálias, cadeiras e baús. Também já esculpiu várias estátuas do Padre Cícero Romão Batista e de políticos alagoanos.

Fonte: * Por Helio Fialho
O artesão Beto de Meirus... Foto: Reprodução
O artista pão-de-açucarense, Beto de Meirus, aos 76 anos, será um dos 20 homenageados desta quinta-feira (29), em Maceió, com o Prêmio Selma Brito. A solenidade está prevista para as 20 horas, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA).
José Roberto Almeida da Silva, conhecido como Beto de Meirus, possui uma invejável veia artística: artesão, poeta de cordel, escultor e seresteiro. Gosta de usar o pseudônimo “o escravo do amor”.
A versatilidade deste filho do Povoado Meirus, zona rural de Pão de Açúcar, o torna diferenciado entre tantos talentosos artistas pão-de-açucarense. É membro da Academia de Letras de Pão de Açúcar e ocupa a cadeira nº 43, que tem como patrono Elísio da Silva Maia.
Beto de Meirus, apesar de sua simplicidade, tem uma trajetória de lutas e conquistas na terra natal: foi vereador por várias legislaturas e, ainda, conseguiu eleger sua esposa, Lena Barros, como a primeira vereadora de Pão de Açúcar, nos idos de 1970 e 1980. Já ocupou o cargo de diretor municipal de Cultura de Pão de Açúcar. É professor aposentado e criador do Jaraguá Elétrico, cuja criação faz parte do folclore local.
Exercendo o ofício de artesão, ele tem se destacado na confecção de peças de couro: arreios, sandálias, cadeiras e baús. Também já esculpiu várias estátuas do Padre Cícero Romão Batista e de políticos alagoanos, usando o cimento como matéria-prima.
Durante as festas tradicionais de Pão de Açúcar, Beto de Meirus costuma circular com o Jaraguá Elétrico pelas ruas da cidade de Pão de Açúcar.
Para localizar este artista popular em Pão de Açúcar, basta procurá-lo em seu atelier (O Seleiro), localizado na Rua Coronel Manoel Antônio Machado, em pleno centro da cidade. Certamente, depois de um dedo de prosa com o artista, os visitantes terão a oportunidade de ouvir muitas histórias, cordéis, modinhas e rampeiras e, ainda, o rico artesanato produzido por este talentoso artista e filho do “Espelho da Lua”.
Prêmio merecido
O Prêmio Selma Brito, já em sua 5ª edição, é um instrumento de desenvolvimento, empreendedorismo e cultura, que trata do reconhecimento de profissionais, instituições, empresas e artistas, os quais contribuem para o desenvolvimento econômico, social e intelectual do estado de Alagoas.
Segundo o empresário Marcus Assunção, presidente da comissão organizadora do evento, este ano a comissão organizadora reconheceu 20 personalidades que serão agraciadas, dentre essas, o procurador-geral de Justiça do Estado de Alagoas, doutor Alfredo Gaspar de Mendonça, e o presidente do SEBRAE Alagoas, Doutor Marcos Vieira. O fato de o nome do artesão Beto de Meirus constar nesta seleta lista é motivo de garnde contentamento para todos os pão-de-açucarenses.
Este evento é uma realização da Eventurs Limitada e Fortes Serviços e Empreendimentos, cujos organizadores é o casal Marcus Assunção e Fafá Rocha. Confira a lista dos homenageados na 5ª edição do Prêmio Selma Brito 2019.
- Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça – procurador-geral de Justiça do Estado de Alagoas
- Dr. Marcos Vieira - Presidente do SEBRAE Alagoas
- Dr. Diógenes Tenório – ex-secretário de Cultura d Alagoas, procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas
- Projeto Tendas das Artes, da TV Gazeta
- Artesão José Roberto Almeida da Silva, “Beto de Meirus” - Pão de Açúcar - AL
- Rafael Brito - secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas
- Associação das Bordadeiras de Penedo - Pontos e Contos
- Jô Rodrigues - secretária de Cultura de Coqueiro Seco
- Cadu Ávila - técnico em Cultura
- Réveillon Celebration
- Memorial Pontes de Miranda - TRT/AL
- Maria Amélia Vieira - Artista Plástica
- Quadrilha Junina Santa Fé
- Radialista Jean Mauner
- Projeto Jazz Panorama
- Dr. Ivan Barros - Advogado Ponteano e Jornalista - Palmeira dos Indios - AL
- Cantora Madalena Oliveira
- Pianista Julião Marques
- Milton Muniz - superintendente da SECULT Alagoas
- José Adelânio - secretário de Cultura de Satuba
- Cadu Ávila - técnico em Cultura
- Réveillon Celebration
- Memorial Pontes de Miranda - TRT/AL
- Maria Amélia Vieira - Artista Plástica
Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais


Comentários
Escreva seu comentário