Animais soltos e crateras nas rodovias alagoanas continuam provocando acidentes graves
Animais invasores e pistas mal conservadas são dois velhos problemas que cabe ao Estado solucionar
Este animal invadiu um trecho da AL 220 e coloca em risco a vida de motoristas e passageiros Foto: Notícia Quente/Helio Fialho
Enquanto o Governo de Alagoas propaga desenvolver o turismo no estado, as rodovias alagoanas, principalmente as estradas de acesso aos municípios do Sertão e Agreste, a exemplo das AL 220 e 130, continuam oferendo muito perigo à vida dos motoristas e de outras pessoas que nelas trafegam.
Não são poucos os animais que ficam se alimentando às margens das rodovias, enquanto os veículos trafegam. E quando os animais invadem as estradas, dificilmente não provocam acidentes, na maioria das vezes, com vítimas fatais.
Mas os animais não podem ser culpados por esses acidentes, pois não raciocinam. Partindo desta realidade, os proprietários desses animais e o Estado devem ser responsabilizados.
Os proprietários são culpados porque deixam os bichos soltos nas estradas. E o Estado é culpado porque através de seus órgãos responsáveis não apreendem e recolhem os semoventes que invadem as rodovias. Até porque o cidadão quando compra um veículo paga impostos ao Estado e, ainda, paga para manter regularizado o veículo. Outros impostos são cobrados ao cidadão quando este compra um produto em um supermercado ou mercearia. O cidadão paga impostos até de uma caixa de fósforo e um quilo de sal que ele compra.
Portanto, os impostos que são pagos pelos cidadãos precisam ser bem aplicados em obras e serviços que promovam o bem-estar da população. Neste caso, manter as estradas e rodagens bem conservadas e acessíveis é um dever do Estado.
O Governo de Alagoas usa a mídia para propagar que está investindo na interiorização do turismo, porém, fica muito difícil às pessoas acreditarem, pois promover a interiorização do turismo com as rodovias repletas de crateras e animais é algo impossível de acontecer.
No último dia 20, em viagem a cidade de Arapiraca, flagramos, em diversos trechos da AL 220 e AL 130, animais interrompendo o trânsito, principalmente nos trechos que ficam próximos a Monteirópolis, Batalha e Jaramataia.
Há muitos anos a população espera a presença do Estado na solução destes dois preocupantes problemas. Enquanto isso, os acidentes continuam a ocorrer nas estradas de Alagoas, envolvendo animais, motocicletas, carros de pequeno porte e veículos de carga. O número de casos registrados chega a ser alarmante.
Não é de agora e nem a primeira vez que este profissional de imprensa vem denunciando estes dois antigos problemas. Até quando vamos ver pessoas morrendo nas estradas alagoanas em decorrência de velhos problemas que continuam sem solução?!


Comentários
Escreva seu comentário