BLOGS

Ambientalista alagoano Jackson Borges recebe título de ‘cidadão sergipano’ em sessão especial na ALE de Sergipe

Título honorífico foi outorgado pelo importante trabalho que ele realiza em defesa do Velho Chico


Jackson Borges... na ALE de Sergipe...

Jackson Borges... na ALE de Sergipe...   Foto: Reprodução/Jackson Borges/Cortesia

Postado em: 09/11/2018 às 20:54:00   /   por Helio Fialho

O ambientalista alagoano e defensor intransigente do rio São Francisco, Antônio Jackson Borges de Lima, na última quinta-feira (8), em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, recebeu o título de Cidadão Sergipano.

Este título honorífico foi uma proposição iniciativa do presidente do Legislativo estadual, deputado Luciano Bispo, pelo seu importante trabalho em  defesa  do Velho Chico.

O bancário aposentado Jackson Borges   tem 72 anos, nasceu no município ribeirinho de Igreja Nova (AL), e ainda jovem começou sua árdua missão em defesa do  rio São Francisco, vindo a criar, em 4 de outubro de 2001, o Museu Ambiental Itinerante Casa do Velho Chico.

Na qualidade de ambientalista, presidente do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ele  tem percorrido os quatro cantos do Brasil denunciando as agressões ambientais ao antigo Opará (“rio-mar”), levando a sua mensagem de preservação através de palestras, entrevistas para emissoras de rádio, jornais e discussões em eventos que abordam temas ligados à educação ambiental.

A sua identidade com Pão de Açúcar é muito grande, já que é neto de pão-de-açucarense, além de ter como esposa uma  traipuense (Jacira Machado)  com raízes fincadas na Terra de Jaciobá.

Depois que se aposentou  como bancário, Jackson passou a residir oficialmente em Traipu, onde tem dado grande contribuição a esta comuna, bem como aos demais municípios localizados no Baixo São Francisco, incluindo Pão de Açúcar, terra que aprendeu a amar e tem muitos amigos. 

Imagens cedidas por Antonio Jackson Borges de Lima...

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem