Adolescente de 12 anos é a primeira paciente com caso suspeito hepatite misteriosa em Alagoas
A menina apresentou aumento nas taxas de enzimas do fígado e precisou de atendimento ambulatorial

Fonte: Gazetaweb- Por Mariane Rodrigues

A menina apresentou aumento nas taxas de enzimas do fígado e precisou de atendimento ambulatorial Foto: Reprodução/Gazetaweb
Alagoas tem o primeiro caso suspeito de hepatite misteriosa e a paciente é uma adolescente de 12 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)Segundo a pasta, a adolescente mora em Canapi, no Sertão de Alagoas. O caso dela está em investigação laboratorial. Ainda de acordo com a Sesau, a paciente foi submetida a atendimento ambulatorial, porque apresentou aumento nas taxas de enzimas do fígado.
No entanto, o órgão reforça que a adolescente não precisou ser hospitalizada, mas permanece sendo monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs).
Em maio de 2022, o Ministério da Saúde abriu Sala de Situação para monitorar os casos notificados em todo o Brasil. No levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta, até o dia 14 de maio, 47 casos da doença foram notificados no país. Desses, três foram descartados e os demais permanecem em monitoramento.
“A criação dessa sala de situação é muito importante para monitoramento constante e direcionamento das decisões e ações de forma rápida, coordenada e oportuna”, informou o secretário de Vigilância em Saúde substituto do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.
Os casos de hepatite de etiologia a esclarecer foram relatados pela primeira vez no Reino Unido, quando foram detectadas taxas mais altas de hepatite aguda do que o habitual. Por se tratar de uma doença ainda de causa desconhecida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem monitorado o aumento repentino de casos entre crianças e adolescentes. A prioridade é determinar a etiologia desses casos para orientar ações futuras.
Comentários
Escreva seu comentário