ESPORTES

XI Campeonato Municipal de Futebol Amador de Pão de Acúcar homenageará o 'Mestre Pedro Cachimbo'

Às vésperas de completar 77 anos de idade, o veterano Pedro Félix é figura histórica do futebol de Pão de Açúcar.


icon fonte image

  Fonte: Com Pão de Açúcar Notícias

  Foto: Reprodução/Pão de Açúcar Notícias

Postado em: 24/04/2019 às 21:52:02

A Liga de Futebol Amador de Pão de Açúcar reuniu, nesta segunda-feira (22) as equipes que disputarão o XI Campeonato Municipal de Futebol de Pão de Açúcar, com início previsto para o mês de junho próximo. Cerca de 25 dirigentes amadores compareceram à reunião, realizada na sede do Jaciobá Atlético Clube, e definiram as regras da competição, que este ano ostentará o nome do grande amante e colaborador do futebol pão-de-açucarense, Pedro Félix da Silva, o queridíssimo "Pedro Cachimbo", ou simplesmente "Mestre Pedro".

Às vésperas de completar 77 anos de idade, o veterano Pedro Félix é figura histórica do futebol de Pão de Açúcar. "Mestre Pedro" já dirigiu e treinou as equipes Jaciobá e Internacional, conquistando títulos estaduais em Alagoas pelas duas agremiações, nas divisões de base. Nos anos 80 foi fundador da famosa "Escolinha do Pedro Cachimbo", onde todos os garotos de Pão de Açúcar e região tinham o sonho de integrá-la. Da famosa escolinha surgiram craques como Ney Braga, Alcyr, Kilo, Edmilson, Terry e, mais recentemente, Jorginho, Nininho e Júnior, sem contar com os vários garotos que conquistaram títulos das divisões de base com o Jaciobá e Internacional, em partidas memoráveis no Rei Pelé.

No futebol profissional também integrou as comissões técnicas do "Azulão do Sertão" e do "Galo do Sertão", sempre com energia e amor ao que fazia. Pedro Félix chegou a trabalhar, voluntariamente, com cerca de 150 crianças e adolescentes, com total confiança dos pais, adotando a disciplina como a sua marca registrada. O "Velho Mestre", ao lado do Sr. "Tonho de Genésio", após o falecimento de Lucilo Brandão, foi um dos responsáveis direto pelo ressurgimento das atividades futebolísticas do Jaciobá, que estavam paralisadas desde o início dos anos 2000, ocasião em que a agremiação havia abandonado a disputa profissional do futebol alagoano.

Para Rogério Lima, presidente da Liga de Futebol Amador de Pão de Açúcar - LIFAP - da qual o homenageado é um dos fundadores, a homenagem ao amigo pessoal é muito mais que justa, se referindo ao "Seu Pedro" como a enciclopédia viva do futebol de Pão de Açúcar, com quem foi possível aprender verdadeiras lições de vida. Rogério diz que a homenagem é feita com o homenageado em vida, como deve ser da parte de quem quer demonstrar verdadeira gratidão. Em 2013, Pedro Félix recebeu a comenda do Mérito Esportivo através da Câmara Municipal de Pão de Açúcar. Atualmente, o "Velho Mestre" se encontra em tratamento de saúde, mas a expectativa da LIFAP, e dos dirigentes de equipes, é a de que "Mestre Pedro" possa estar presente na abertura da competição amadora, que tem o patrocínio da Prefeitura do município.

Pedro Félix há anos participa como comentarista de um programa esportivo na Rádio Jaciobá FM, na cidade de Pão de Açúcar.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • Cleiton melo 25 de Abril de 2019 Mais que justa a homenagem a sr. pedro Parabéns a liga pela iniciativa.