MUNICÍPIOS

Toque de recolher começa hoje às 21 horas nos 102 municípios alagoanos

De acordo com o Decreto nº 73.65073.650 a restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos começa às 21h e vai até as 5h.


icon fonte image

  Fonte: Com TNH1 - Por Gilson Monteiro

  Foto: Reprodução/TNH1

Postado em: 19/03/2021 às 09:46:19

Começa nesta sexta-feira, 19, o toque de recolher em todos os 102 municípios alagoanos. A medida mais rígida foi determinada pelo governo do estado, junto a outras medidas de distanciamento social - como fechamento do comércio e praias no fim de semana -  para conter o avanço da Covid-19 no estado. Até o boletim dessa quinta-feira, 18, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas registrou 144.412 casos e 3.274 óbitos por Covid-19.

De acordo com o Decreto nº 73.65073.650, (imagem abaixo) a restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos começa às 21h e vai até as 5h. Com isso, devem ser interrompidas também reuniões para prática de quaisquer atividades sociais, esportivas ou culturais, ressalvando o direito de ir e vir da população para o deslocamento para sua residência e/ou local de trabalho, bem como para os serviços essenciais.

 

 

Fiscalização

O cidadão que descumprir o toque de recolher será encaminhado pela polícia até sua residência. 

 

Comércio fechado 

O novo decreto reduziu drasticamente o funcionamento do comércio, com fechamento nos finais de semana, e horários reduzidos durante a semana. 

 

Lojas localizadas no bairro do Centro funcionarão das 9h às 17h, de terça à sexta-feira, vedado o funcionamento no sábado, domingo e segunda-feira. Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, vedado o funcionamento no sábado, domingo e segunda-feira. Shopping centers funcionarão das 11h às 20h, com funcionamento proibido aos sábados, domingos e terças-feira.

Veja abaixo outros setores, e AQUI você confere todas as medidas do drecreto.

 

Feiras-livres -  serão incluídas na lista de serviços essenciais, funcionando sob protocolo sanitário, evitando aglomerações e com espaçamento de bancas.

Praias e calçadões, lagoas e rios - Fecham nos finais de semana.  Durante a semana podem ser utilizados para atividade física individualmente ou pequenos grupos. 

?Igrejas e templos: seguem funcionando com 30% da capacidade máxima.

Salões de beleza:  Seguem funcionando com capacidade  reduzida e sob agendamento, não haverá possibilidade de ir e aguardar em fila. Se houver fila e a fiscalização flagrar, o estabelecimento será fechado. Os donos destes estabelecimentos devem agendar os horários dos clientes. 

Foto: Itawi Albuquerque

Autorizado a funcionar

O decreto também traz o que pode funcionar em Alagoas. Alguns estabelecimentos permanecem abertos, e outros com restrições, mas todos precisam seguir o protocolo sanitário. 

Por exemplo, as oficinas mecânicas, lojas de autopeças, e estabelecimentos de higienização veicular, por exemplo, podem abrir, mas com hora marcada e sem aglomeração de pessoas. Outro exemplo são padarias, lojas de conveniência, mercados, supermercados, minimercados, açougues e peixarias que abrem, mas sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas.

Veja AQUI a lista completa do que pode funcionar. 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem