Parabéns, Leda Lins, pelos 70 anos de existência!!!
Homenagem a grande incentivadora e amante da cultura alagoana, Maria Leda Lins da Rocha.
Maria Leda Lins da Rocha... Foto: Reprodução
Hoje eu rendo minha homenagem à senhora Maria Leda da Cruz Lins (depois de casada passou a assinar como Maria Leda Lins da Rocha), conhecida como “Leda Lins” ou, ainda, como “Ministra”, uma amiga de longas datas. Nesta segunda-feira (14), ela está completando 70 anos de existência, com grande parte de suas sete décadas dedicada à cultura alagoana e aos menos favorecidos.
É filha do casamento da alagoana Aurelina Alves da Cruz com o pernambucano Manoel Pedro Lins, sendo a sua mãe uma filha de Pão de Açúcar.
Leda nasceu em Maceió, no dia 14 de outubro de 1949, no prédio histórico que hospedou o Imperador Dom Pedro II, localizado na Praça da Catedral, sendo batizada na referida igreja.
Em 13 de dezembro de 1969, formou-se como professora, exercendo a profissão durante muitos anos, lotada na Secretaria Estadual de Educação e Cultura, vindo a deixar a sala de aula, em consequência de um tumor de sangue na corda vocal, ficando à disposição do Departamento de Assuntos Culturais.
Foi diretora de Difusão Cultural e desenvolveu vários projetos importantes nesta área. Fez parte da Comissão do Centenário da Abolição, onde recepcionou vários embaixadores africanos. Ela foi responsável pela organização desta festa marcante, realizada na Praça Zumbi dos Palmares, em Maceió. Na data comemorativa de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ela sempre acompanhava o governador de Alagoas e os embaixadores africanos em visita à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares.
Leda Lins também trabalhou no SOPROBEM, na assistência e recuperação de meninos e meninas de rua, conhecidos como “cheira cola”, onde recuperou vários menores participantes do Canto Coral.
É mãe do militar Rodrigo Lins da Rocha, que é casado com Berlange Feitosa Lins. É avó de três netos: Rodrigo Lins da Rocha Júnior (formado em Meteorologia e trabalhando atualmente em Curitiba, capital do Paraná), Rogério Teófilo Lins (está cursando Química, na UFAL) e Raphaella Amália (cursa Publicidade e já está trabalhando na área).
Em 1992, ela resolveu morar em Pão de Açúcar, onde comprou uma casa e, neste município, assumiu os cargos de diretora municipal de Cultura (2007 a 2000 e 2001 a 2004) e diretora municipal de Eventos (2005 a 2008), prestando relevantes serviços a esta terra banahada pelo Velho Chico, onde nasceu, também, seu irmão, o conhecido jornalista Teófilo Lins, de saudosa memória.
Leda Integra atualmente a gestão do prefeito Flávio Almeida da Silva Júnior e do vice-prefeito Clayton Farias Pinto, na qualidade de assessora do Departamento municipal de Cultura.
Apesar da idade e das dificuldades que vem enfrentando para locomover-se, devido a um problema nos membros inferiores, Leda Lins continua trabalhando e valorizando a vida, se divertindo dentro de suas limitações, participando de eventos institucionais e de movimentos religiosos, defendendo os direitos dos idosos e ajudando na recuperação de jovens dependentes químicos, encaminhando-os para a Cidade de Maria e, ainda, para clínicas locais.
A considero uma mulher guerreira e fico impressionado com a vontade de viver desta septuagenária. Recentemente ela foi assitir ao show do cantor Geraldo Cardoso ("O Matuto de Luxo"), no centro de Pão de Açúcar. A "Ministra" dançou, se divertiu muito, mostrando que há momentos na vida da gente que as dores do corpo precisam ser superadas pela alegria da alma.
Uma das histórias marcantes na vida de Leda Lins, que ela se emociona ao relatar, envolve uma criança de rua.
“Certa vez, ao retornar a Maceió, depois que me mudei para Pão de Açúcar, encontrei um dos meninos de rua que frequentava a SOPROBEM, na época em que trabalhei com a primeira-dama do Estado de Alagoas, Denilma Bulhões. Ao me avistar, o menino veio ao meu encontro e me disse: “Tia, onde a senhora está morando? A gente sente muito a sua falta. Não é porque a senhora dá um real quando a gente lhe pede. A gente gosta da senhora porque, quando a gente fala, a senhora olha para a gente, enquanto as outras pessoas, viram a cara para não olhar para nós”.
Realmente, as palavras do menino de rua só confirmam o coração generoso da nossa querida “Ministra” – uma pessoa capaz de oferecer o próprio prato de comida para matar a fome de um necessitado. E isso já aconteceu várias vezes!
Que Deus continue cobrindo de bênçãos esta aniversariante, para a qual rendo esta singela e merecida homenagem.
Parabéns, amiga Leda Lins! Vida longa e muita saúde à nossa Ministra!!!
Leda Lins participando de uma ação da Prefeitura, na feira livre...
leda Lins assitindo ao show do cantor Geraldo Cardoso, no centro de Pão de Açúcar.
Leda ladeada pelo cantor Geraldo Cardoso e pelos amigos
Vânia Rezende e Helio Fialho.
Fotos: Reprodução/Redes sociais


Comentários
Escreva seu comentário