Pão de Açúcar terá desfile de blocos e uma matinê de frevo durante o Carnaval
Som de “paredão” está proibido durante os festejos carnavalescos de Pão de Açúcar

Máscaras de Carnaval/Imagem ilustrativa Foto: Divulgação
Como vem acontecendo nos últimos anos na cidade de Pão de Açúcar, os festejos carnavalescos estão limitados ao tradicional desfile de blocos e de charangas de frevo pelas ruas da cidade.
Por conta da decretação de “situação de emergência” e da grande crise financeira que ora atinge os municípios, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) e o Ministério Público do Estado (MP/AL) recomendaram aos prefeitos a não fazerem despesas com contratações de bandas, palcos e estrutura para a realização de festas, podendo, pelo descumprimento, os gestores municipais serem responsabilizados pelos órgãos fiscalizadores.
Por este motivo, os foliões pão-de-açucarenses somente brincarão ao som de blocos carnavalescos que desfilarão pelas ruas da cidade e, ainda, ao som do frevo executado pela tradicional Banda Sociedade Musical Guarani.
Uma espécie de prévia carnavalesca vem acontecendo, no período de 21 a 24, com o desfile de blocos formados por usuários da Academia de Saúde, CAPS Maria Fulô e CRAS.
E nesta sexta-feira (24), às 19 horas, será abertura oficial do Carnaval de Pão de Açúcar, com o tradicional desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2017, abrilhantado pela Banda Musical Guarani e diversos blocos carnavalescos que estão contando com a ajuda financeira da gestão municipal. A concentração será na “Praça do Relógio”.
Durante os quatro dias oficiais de folia, isto é, de sábado a terça-feira, com tolerância até às 23 horas, estarão percorrendo as ruas da cidade diversos blocos, entre esses: 45 Graus, Enforca Gato, Quem Manda É Ela, Só Vai Quem Chupa, Bloco do Pó, As Mocinhas, Agora É Nóis, Fundo de Quintal, As Putas Virgens, Os Cangaceiros, Os Lisboas, Só Fica Quem Aguenta, Os Danadinhos, Os Gigolôs, Mandacaru na Folia, Nunca Mais Eu Bebo Ontem, Brisa Folia, Show Papai, Bloco da Amizade, Os Peçonhentos, Da Esquina, Bloco da Pipoca, Beber Cair Levantar, Me Chama Que Eu Vou, As Quengas, Turma do Bonfim, O Besourinho, As Poderosas, Vem Ni Mim Que Tô Com Tudo, Os Rogerinhos e outros.
Durante este período, o governo municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, estará realizando desfile de blocos. Também promoverá uma matinê carnavalesca, domingo, às 17horas, na “praça do frevo”, voltada para a criançada e abrilhantada pela Banda Sociedade Musical Guarani.
E como o carnaval é uma festa popular de muita alegria e animação, sem contar com a ajuda financeira da Prefeitura de Pão de Açúcar, diversos blocos estarão desfilando durante os quaro dias de folia. Destacam-se dentre os blocos considerados independentes: 45 Graus, Enforca Gato, Só Vai Quem Chupa e Quem Manda É Ela.
Banho de rio a fantasia
O banho de rio a fantasia é outro grande acontecimento carnavalesco que, independentemente de patrocínio da Prefeitura de Pão de Açúcar, acontece todos os anos durante o domingo e terça-feira de carnaval. Nestes dois dias é muito grande o número de foliões vindos de outros municípios, para se divertirem na Praia do Velho Chico.
E assim, com a participação de blocos, charangas e orquestras, a tradição do carnaval de Pão de Açúcar vem sendo mantida ao longo dos anos, com ou sem a participação da prefeitura – porque o carnaval é uma festa feita pelo povo e para o povo.
Proibição de Paredões e Som Automotivo
Através da assinatura do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), na última quarta-feira (22), envolvendo o MP e a PM, fica proibido o uso de som mecânico, os chamados “paredões”, durante o período carnavalesco, no município de Pão de Açúcar.
A proibição atinge os paredões que estejam circulando ou estacionados. Também está proibido o uso de som automotivo durante o período de festa carnavalesca.
Segundo a promotora de Justiça da Comarca de Pão de Açúcar, Drª Martha Bueno, as medidas têm como objetivo amenizar a perturbação do sossego alheio e a poluição sonora. A polícia apreenderá o som do infrator, lavrará termo de ocorrência e o encaminhará à Justiça.
Também só será permitida a permanência de blocos carnavalescos nas ruas até às 23 horas. O uso de recipiente de vidro, com bebidas, dentro dos blocos, não será permitido. Neste caso, a polícia estará coibindo e o responsável pelo bloco será responsabilizado, também, podendo o bloco ser multado em até R$ 5 mil reais pelo descumprimento da norma.
Ainda que os blocos estejam participando do desfile promovido pela prefeitura, previsto para iniciar às 17 horas, o encerramento do desfile terá que acontecer, no máximo, até às 23 horas, horário determinado pela Justiça, para encerrar os festejos carnavalescos na cidade de Pão de Açúcar. A polícia militar estará atuando durante os quatro dias de carnaval, para que as normas sejam cumpridas.
A proibição dos chamados paredões e som automotivo durante os festejos carnavalescos de Pão de Açúcar, está amparada pela Lei das Contravenções Penais, isto é, está prevista no artigo 42 da Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941, que dispõe:
“Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio:
I – com gritaria e algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda;
Pena – prisão simples de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses ou multa."
Comentários
Escreva seu comentário