BLOGS

Navio russo que afundou em 1905 pode ter US$ 133 bi em barras de ouro

Mergulhadores acreditam ter achado a embarcação que naufragou na costa da Coreia do Sul após confronto de guerra


icon fonte image

  Fonte: Revista Galileu

Destroços do Navio

Destroços do Navio   Foto: Shinil Group

Postado em: 21/07/2018 às 20:58:54

Uma equipe de mergulhadores e especialistas em naufrágios encontrou o navio Dmitri Donskoi, que afundou na costa de uma pequena ilha no leste da península coreana em 1905, durante a Guerra Russo-Japonesa. Acredita-se que a embarcação possui várias caixas de ouro.

Contudo, não está claro de onde veio essa hipótese: em 2000, o jornal britânico The Independent informou que “os jornais sul-coreanos desenterraram registros históricos não identificados que mostravam que Dmitri Donskoi carregava uma enorme carga de barras de ouro”. Naquela época, uma empresa alegou ter identificado o náufrago, mas nunca foi capaz de tirá-lo do fundo do oceano. Após problemas financeiros, a companhia acabou falindo e o navio continuou inexplorado.

Agora esse time de mergulhadores está convencido de que identificou a embarcação. Durante as explorações iniciais, eles encontraram um navio que mostrava danos na estrutura, mas com seus decks preservados. O mais revelador, porém, era o nome impresso na popa em letras cirílicas: Dmitri Donskoi.

"Você não vai acreditar. Tenho um nome em russo”, diz um mergulhador em um vídeo divulgado pelo Shinil Group, a empresa que coordena esta expedição. A equipe está trabalhando para confirmar a identidade do barco, comparando os recursos encontrados com os registros documentados da embarcação.


NAVIO CRUZADOR DMITRI DONSKOI (FOTO: WIKIPEDIA / CREATIVE COMMONS)

Alguns russos duvidam que o barco esteja cheio de ouro. A versão mais otimista da história fala que o Donskoi carregava 5,5 mil caixas de barras de ouro e moedas, no valor de US$ 133 bilhões, que era para pagar despesas da frota russa. Mas especialistas dizem que é improvável que um navio carregasse uma carga tão valiosa, especialmente quando era possível transportar ouro por rotas de trem, que são consideradas mais seguras.

Em outra história, imaginava-se que um navio russo afundado na área costeira da Coreia do Sul guardava um tesouro afundado, mas os mergulhadores que o exploraram não encontraram nada.

O grupo Shinil declarou em um comunicado que encontrou caixas de ferro a bordo que serão abertas em breve. Segundo relatórios da BBC, há dúvidas sobre as finanças da empresa.

Se o náufrago for valioso, o governo russo reivindicará 50% do tesouro. Além disso, parte irá para o desenvolvimento de Ulleungdo, um destino turístico coreano, e o navio será retirado do mar e preservado em um museu na ilha.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem