MUNICÍPIOS

Morre, aos 84 anos, Manoel Farias, conhecido como ‘Sarapó’

Ele trabalhou no laboratório do hospital de Pão de Açúcar e jogou no Centro Sportivo Internacional, nos anos de 1970.


icon fonte image

  Fonte: Da Redação

Manoel Farias, o 'Sarapó', era torcedor apaixonado pelo Flamengo. Esta fotografia, dos idos de 1970, prova a sua paixão pelo time carioca.

Manoel Farias, o 'Sarapó', era torcedor apaixonado pelo Flamengo. Esta fotografia, dos idos de 1970, prova a sua paixão pelo time carioca.   Foto: Reprodução/Cortesia

Postado em: 21/10/2025 às 22:06:38

Morreu por volta das 6 horas da manhã desta terça-feira (21), o servidor aposentado da Fundação SESP, Manoel Vieira Farias, conhecido popularmente como “Sarapó”, prestes a completar 85 anos (04/11/1940).

Segundo informações, ele teve seu estado de saúde agravado, proveniente de uma pneumonia, por ter contraído a chikungunya, no Povoado Machado, onde residia. Depois o quadro de saúde evoluiu para pneumonia.

Na semana passada, Manoel Farias chegou a dar entrada no setor de emergência da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos e,  em seguida, foi encaminhado para o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, onde veio a falecer.

O corpo de “Sarapó”está sendo velado na Central de Velório da Osacre, na Rua Delmiro Gouveia, em Santana do Ipanema. De onde sairá, às 10 horas desta quarta-feira (22), para sepultamento no cemitério de sua terra natal.

Natural de Santana do Ipanema, Manoel Farias, o “Sarapó” trabalhou durante alguns anos no laboratório da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos, nos idos de 1970. Em Pão de Açúcar, ele jogou no Centro Sportivo Internacional. Quando morava em Santana do Ipanema, antes de mudar-se para Pão de Açúcar, ele jogou no Ipiranga, um famoso time de futebol de sua cidade natal.

Já trabalhando em Pão de Açúcar, ele viajou a São Paulo para submeter-se a uma cirurgia nos olhos, na qual não foi bem sucedido e passou a não mais enxergar, por ter perdido sua visão. Isso ocorreu ainda na sua juventude, deixando abalados os familiares e amigos.

Manoel Farias, o "Sarapó", perdeu a visão em decorrência de uma cirurgia malsucedida, nos idos de 1970, em São Paulo. Foto: Cortesia

Apesar de ter sido acometido de cegueira, Manoel Farias sempre demonstrou ser uma pessoa esclarecida e questionadora. Era amante do futebol e torcedor do Clube de Regatas Flamengo. Foi ouvinte assíduo do Jornal Jaciobá, programa ancorado pelo jornalista Helio Fialho, transmitido pela Rádio Jaciobá FM. Este programa de radiojornalismo, criado pelo apresentador Helio Fialho, foi ao ar pela primeira vez, no dia 12 de novembro de 1996.

A notícia da morte de Sarapó deixou entristecidos os pão-de-açucarenses que o conheceram.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem