MUNDO

Mistério: cães que vivem na região de Chernobyl estão ficando com os pelos azuis

'Eles parecem estar muito ativos e saudáveis, mas, até o momento, não conseguimos capturá-los'


icon fonte image

  Fonte: TNH1- Por Extra Online

O grave acidente nuclear que ocorreu em 26 de abril de 1986, na usina de energia nuclear de Chernobyl, na então União Soviética (atualmente Ucrânia).

O grave acidente nuclear que ocorreu em 26 de abril de 1986, na usina de energia nuclear de Chernobyl, na então União Soviética (atualmente Ucrânia).   Foto: Reprodução/TNH1

Postado em: 27/10/2025 às 17:11:46

Cães que vivem nas cercanias do local onde funcionava a usina nuclear de Chernobyl estão ficando com pelos azuis.

Mais de 39 anos após o desastre nuclear, uma equipe de funcionários de instituição de caridade descobriu três cães cujo pelo havia adquirido um tom azul chocante.

Um vídeo registrando a descoberta mostra um animal completamente azul, ao lado de outros cães que parecem ter pelo natural. Outro cão, de raça diferente, também foi filmado com a mesma coloração azul. Um terceiro filhote azul também foi avistado na área, sem nenhuma explicação sobre como sua coloração mudou tão drasticamente.

A filmagem foi feita este mês pela entidade Dogs of Chernobyl, afiliada à organização sem fins lucrativos Clean Futures Fund, que trabalha na região para esterilizar, castrar e vacinar cães de rua que vivem na região.

A cada ano, uma equipe diferente visita a área para fornecer cuidados médicos e alimentação aos cerca de 700 cães que vivem em Chernobyl. A equipe descreveu os avistamentos de cães azuis como uma "experiência única", relatou o site "NeedToKnow". O motivo ainda é um "mistério".

"Estamos no local capturando cães para esterilização e encontramos três cães completamente azuis", disse um porta-voz da Dogs of Chernobyl. "Não sabemos exatamente o que está acontecendo. Os moradores da cidade estão nos perguntando por que os cães estavam azuis, já que não estavam azuis na semana passada. Provavelmente, eles estão ingerindo algum tipo de substância química. Eles parecem estar muito ativos e saudáveis, mas, até o momento, não conseguimos capturá-los", acrescentou ele.

O grave acidente nuclear que ocorreu em 26 de abril de 1986, na usina de energia nuclear de Chernobyl, na então União Soviética (atualmente Ucrânia). Um teste inadequado levou a uma explosão no reator número 4, liberando vastas quantidades de radiação que contaminaram o local, a cidade de Pripyat e áreas vizinhas, causando um desastre nuclear que foi considerado o pior da História.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem