Luto em Pão de Açúcar: Morre a advogada e professora Márcia Telma Ribeiro Gomes, aos 74 anos.
O sepultamento está marcado para as 16 horas desta quarta-feira(16), no Cemitério São Francisco de Assis,

Fonte: Por Helio Fialho

Dra. Márcia Telma Ribeiro Gomes Foto: Reprodução/Facebook
Pão de Açúcar perde uma filha ilustre. Morreu, na noite dessa terça-feira (15), a advogada e professora Márcia Telma Gomes Ribeiro, aos 74 anos. Durante muitos anos, ela atuou como advogada e professora, prestando relevantes serviços à sociedade.
Segundo informações do filho Jurandir Amadeu (Bozo), Márcia sofreu um infarto no dia 1º deste mês. Foi encaminhada ao hospital de Santana do Ipanema e, em seguida, para a UTI do hospital de Coruripe, onde veio a falecer por volta das 22 horas de ontem (15).
Segundo, ainda, Jurandir Amadeu, Márcia Telma estava, ainda, com os rins comprometidos e ao submeter-se a primeira hemodiálise não resistiu.
O corpo está sendo aguardado pelos familiares e amigos. O velório será na capela do Cemitério São Francisco de Assis. O sepultamento está marcado para as 16 horas desta quarta-feira (16).
Trajetória
Filha do casal do saudoso casal Maria Mercedes Ribeiro Gomes e Jurandir Gomes da Silva, durante sua juventude estudou em Maceió, no conceituado Colégio Santíssimo Sacramento. Em 1975, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em 1978, mudou-se para a cidade de Santana do Ipanema, onde atuou como advogada e defensora pública.
Nos idos de 2000, foi aprovada em concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, ingressando na rede municipal de ensino de Pão de Açúcar, onde atuava como professora. Na Secretaria Municipal de Educação, chegou a assumir o cargo de coordenadora de Cultura, área com a qual ela muito se identificava.
Também deu grande contribuição à literatura pão-de-açucarense, escrevendo textos e poemas. Nos idos de 1970, o escritor Aldemar de Mendonça destacou, nos livros “Pão de Açúcar - Histórias e Efemérides” e “Monografia de Pão de Açúcar”, textos, poemas e um pouco da história de Márcia Telma Ribeiro Gomes. Em razão de sua importância para Pão de Açúcar, ela chegou a ser homenageada, em março de 2014, pela Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar.
Nos idos de 1980, foi eleita para o cargo de presidente da Câmara Júnior de Pão de Açúcar, substituindo seu irmão Giuseppe Gomes.
Nasceu em uma família dotada para as artes. Sua mãe foi uma talentosa professora e musicista, que muito encantava as pessoas ao tocar piano; seu irmão Giuseppe Gomes é talentoso e conhecido tecladista e escritor; seu filho Jurandir Amadeu (Bozo) é um dos famosos artistas alagoanos, que destaca-se produzindo trabalhos ligados ao coco de roda; seu neto Glauco Amadeu é um escritor jovem DeMolay.
Descanse em paz, Márcia Telma, na Mansão de Luz. Para sempre você será lembrada pelos amigos, conterrâneos e contemporâneos desta terra que um dia foi taba dos índios Urumarys.
Desfile da Câmara Júnior de Pão de Açúcar - idos de 1980, na Av. Bráulio Cavcante. Foto: Reprodução/Facebook.
Márcia Telma expressando alegria durante um evento. Foto: Reprodução/Facebook.