MUNICÍPIOS

Juiz manda vice-prefeita de Marechal ser empossada como prefeita

Por determinação do juiz Hélio Pinheiro Pinto, de Marechal Deodoro, a vice-prefeita do município, Iolanda Gomes (foto), vai se empossada nesta sexta, 14


icon fonte image

  Fonte: Vera / Jornal Extra

  Foto: Divulgação

Postado em: 13/10/2016 às 19:34:49

Por determinação do juiz Hélio Pinheiro Pinto, de Marechal Deodoro, a vice-prefeita do município, Iolanda Gomes (foto), vai se empossada nesta sexta, 14, no cargo de prefeita em substituição ao presidente da Câmara, Abelardo Leopoldino, que no último dia 3 assumiu o comando do Executivo Municipal depois de haver declarado a vacância do cargo de vice.

Iolanda chegou a ser notificada por Abelardo de que deveria assumir a prefeitura em substituição a Cristiano Matheus, afastado do cargo no dia 20 de setembro por decisão da Justiça Federal, acusado de irregularidades no transporte e merenda escolar. Ocorre que, no dia marcado para posse, 22, a mãe dela faleceu e o ato foi remarcado para o dia 26 do mesmo mês.

No dia 26, contudo, Iolanda pediu ao presidente da Câmara novo adiamento, alegando problemas de saúde, em função dos quais chegou a ser internada entre o dias 28 de setembro e 3 de outubro no Hospital Vida, em Maceió. Abelardo, contudo, rejeitou o pedido e realizou no dia 30 de setembro sessão na Câmara durante a qual a Mesa Diretora aprovou um decreto legislativo declarando a vacância do cargo de vice-prefeito. No dia 3 ele foi empossado como prefeito.

Iolanda, que no mesmo dia em que saiu do hospital foi à Câmara para assumir o mandato de prefeita, teve o pedido negado e entrou com ação na qual acusa o presidente da Câmara de descumprir com a legislação em vigor, já que sequer teve direito a defesa antes de ter seu cargo declarado vago.

 

Em liminar datada de hoje, e com base nos documentos apresentados, o juiz Hélio Pinheiro acatou os argumentos e determinou em 24 horas a posse de Iolanda como substituta legal de Cristiano Matheus, além de arbitrar multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem