COLUNAS

Cavalos são capazes de ler expressões faciais!!

Os pesquisadores mostraram aos animais fotos com pessoas fazendo caras bravas e caras felizes.


icon fonte image

  Fonte: Perfeito Guru

  Foto: Montando um Sonho

Postado em: 06/10/2016 às 13:49:34

Cavalos não são animais bobos não! Isso todos nós já sabiamos, mas uma pesquisa realizada por veterinários de Sussex, na Inglaterra, com 28 cavalos mostra que eles são bons em ler expressões faciais humanas também! Os pesquisadores mostraram aos animais fotos com pessoas fazendo caras bravas e caras felizes. Para a surpresa dos cientistas, os animais demonstraram reações as fotografias! Quando viam pessoas felizes eles não se impressionavam muito, mas ao ver as caras bravas eles tendiam a virar o rosto, para poder enxergar as fotografias com o olho esquerdo.

Bem, olhar com o olho esquerdo pode parecer bobagem, mas os pesquisadores estão bastante certos de que esse, virar o rosto e olhar com esse olho mostra que os cavalos sabem ler a nossa expressão.

E por que justamente a cara brava? Isso tem a ver com anos de evolução! É importante para um animal na natureza saber distinguir quando um outro animal representa uma ameaça e quando não. A maioria dos animais também tem a ligação olho cérebro invertida, quer dizer, quando veem algo com o olho esquerdo, processam a informação com o lado direito do cérebro, e é bem ai que os estímulos são processados. Mais um indício de que eles teriam reconhecido as expressões bravas.

Esta é a primeira vez que um estudo comprova este fato. Sabemos que os cavalos são animais extremamente sociáveis e que tem relações bem evoluídas, mas nunca havíamos feito a relação entre reconhecer expressões e vida social. Um outro estudo, também recente, afirma que cavalos possuem 17 expressões faciais que indicam temperamento — como a nossa cara de bravos ou sorrir quando estamos felizes — uma a mais que cães e 4 a mais do que chimpanzés!

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem