COLUNAS

A importância da vacinação em cães e gatos

A vacinação de cães e gatos é de suma importância para a proteção de seu amigo pet. Ela proporciona imunidade sobre a doença, ou seja, faz com que o organismo crie anticorpos necessários


icon fonte image

  Fonte: Portal Cantu/Meu amigo Cão

  Foto: Webcachorros

Postado em: 16/08/2016 às 07:20:16

A vacinação de cães e gatos é de suma importância para a proteção de seu amigo pet. Ela proporciona imunidade sobre a doença, ou seja, faz com que o organismo crie anticors necessários para que se um dia, o animal entrar em contato com a doença, ele esteja preparado para combatê-la. Para que os animais tenham uma vida saudável e longa devem receber todas as vacinas necessárias.  O filhote que não receber a vacina tem uma grande probabilidade de contrair uma doença infecciosa e não atingir a idade adulta. Já os adultos podem adoecer em qualquer momento de sua vida, se não vacinados.

Outra importância na vacinação são as Zoonozes, isto é, doenças transmitidas de animais para nós humanos, como exemplo temos a Leptospirose e a Raiva.

As doenças mais comuns e que mais matam nossos cães são: Leptospirose, Parvovirose, hepatite infecciosa, Cinomose, Coronavírus, Parainfluenza e Raiva.

As doenças que mais acometem os gatos são: Panleucopenia, Rinotraqueite, Calcivirose, Leucemia Felina e Raiva.

Para que seu filhote receba a vacina é preciso que esteja saudável, alimentando-se bem e sem presença de vermes. Assim, se faz necessário levar o filhote ao médico veterinário, pois somente ele tem condições de avaliar a saúde do animal, podendo instituir o programa de vacinação mais adequado.

As vacinas caninas são chamadas de V8, V10 e V11A principal diferença entre elas é que a V10 e a V11 contêm agentes protetores contra mais variações da leptospirose.

As vacinas necessárias para seu cão são:

 

V8 (Óctupla): Protege seu cão contra 8 doenças;

 

- Cinomose, Hepatite Infecciosa canina, Doença Respiratória causada por Adenovirus tipo 2, Coronavirose canina, Parainfluenza canina, Parvovirose canina e infecções por leptospira canina e Leptospira Icterohemorrhagiae.

- A vacina para Traqueobronquite protege os cães contra Parainfluenza e Bordetelose.

- Giardiavax protege contra Giardia SP

- Anti-Rábica protege conta raiva

 

Vacinas que podem ser administradas nos gatos são:

 

Quíntupla: Protege seu felino contra 5 doenças;

 

- Rinotraqueite, Calcivirose, Panleucopenia, Clamidiose e Leucemia felina.

- Anti-rábica: Protege contra raiva

 

O programa de vacinação deve ter início a partir de 45 dias de vida dos filhotes e repetida anualmente nos adultos.

Lembre-se, a vacina só pode ser realizada por um MÉDICO VETERINÁIO que possui a vacina adequada. Animal com imunidade baixa, isto é, doente, não pode receber a imunização.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem