SAÚDE

A ERA DOS 'SORRISOS EXPRESS'

Na Era dos 'Sorrisos Express' atente-se aos cuidados e orientações prévias às soluções, ao controle e manutenção da saúde.


icon fonte image

  Fonte: Gazetaweb - Por Janaynna Marsíglia*

Jannayna Marsiglia é mestre e especialista em Dentística Restauradora

Jannayna Marsiglia é mestre e especialista em Dentística Restauradora   Foto: Reprodução

Postado em: 10/02/2024 às 09:05:36

A R T I G O

Hoje vivemos numa Era onde a busca pela beleza e a estética despertam o desejo das pessoas para as diversas formas de melhorar sua aparência, autoestima e bem-estar. E isso é maravilhoso, não é mesmo? Com o avanço das técnicas e acesso a informação, a Estética Dental impulsionou este mercado na Odontologia Restauradora com o elevado número de pessoas que passaram a se preocupar em ter sorrisos mais bonitos, brancos e alinhados. Porém, essa necessidade de bem-estar não pode sobrepor as precisas indicações, as questões relacionadas à saúde e o rigor técnico com o tempo essencial para as devidas transformações.

No campo da odontologia restauradora, as abordagens multidisciplinares e uma análise técnica da estética do sorriso integram o conjunto de etapas necessárias para que a beleza do sorriso esteja sempre andando de mãos dadas com a função e plena saúde bucal, respeitando ainda o tempo que cada etapa exige. Embora o pontapé inicial para muitos dos procedimentos restauradores estéticos venham do desejo e anseios de quem os procura, nenhum tratamento odontológico deve ter como ponto de partida a foto do “artista" como o modelo a ser copiado, mas sim a queixa principal embalada no contexto de uma anamnese descritiva, contendo anseios, problemas de saúde, histórico de doença e exame clínico minucioso. Sim, dentista deve fazer consulta!

A avalanche de propostas de facilidades para a conquista do sorriso belo, branco e imediato, o que aqui chamamos de "sorrisos express”, jorram diariamente nas mídias e vem sendo algo de grande preocupação para os profissionais que se propõem a oferecer tratamentos reais, de longevidade e baseados na verdadeira necessidade. A odontologia não é uma ciência exata e nem busca ser. As publicidades dos casos clínicos de antes e depois nas mídias sociais ilustram especificamente tratamentos e resultados de pacientes em suas características individuais, únicas e exclusivas do caso específico e não podem servir como referência de maneira genérica, ou seja, uma cópia ou transcrição independente, em face das particularidades envolvidas em cada tratamento.

A publicidade de casos é muito importante mas serve apenas para ilustrar possibilidades, caminhos e soluções, não podendo ser o objeto de desejo a cópia e reprodução impulsiva e imediata. Com a Resolução CFO-196/2019, que regulamentou a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos, o "antes e depois”, muitas pessoas puderam ter conhecimento das diversas possibilidades e soluções que a odontologia estética tem a oferecer, muitas delas ainda desconhecidas e isso significou um grande avanço para a categoria profissional. Essa exposição tornou-se uma verdadeira vitrine de grandes soluções na estética dental, afinal, esses tratamentos promovem resgates de auto-estimas perdidas, geram auto-percepção e auto-confiança com soluções de rejuvenescimento e renascimento de vidas. Posso até chamar de 'auto-vida'.

O que é preciso ter cuidado?? O paciente que deseja fazer tratamentos que visem a estética, não pode ser subjugados a resolução imediata sem a prévia consulta clínica, planejamento e instruções de orientação básica sobre a condição clínica da saúde bucal. É preciso ligar o alerta sobre abordagens ilusórias de vendas expressas de sorrisos rápidos, brancos e de sucesso. As promessas sobre o quão rápido será o procedimento entra em conflito com a abordagem técnica do próprio

Cirurgião-Dentista sobre o que de fato importa: entrega rápida ou de longevidade? Será que realmente esses sorrisos precisam, ser tão brancos? Será que não existem tratamentos mais conservadores e de excelentes resultados? Tudo isso é alerta pois o grande sucesso do "sorriso express" pode vir as custas de um periodonto doente, gengiva dilacerada, inflamações e sangramentos persistentes, provocadas por sobrecontornos e sobretratamentos.

O acelerar dos passos pode atropelar etapas essenciais da clínica básica como: a adequação e preparação do meio bucal, que nem sempre é tão rápido assim. Na Era dos "Sorrisos Express" atente-se aos cuidados e orientações prévias às soluções, ao controle e manutenção da saúde, peça ajuda ao seu cirurgião-dentista de como fazer uma remoção efetiva da placa bacteriana, instruções sobre o uso fio dental, colutórios e escovas interproximais, preocupe-se em vislumbrar soluções que sejam coerentes com a tríade: ‘estética, saúde e longevidade’ e a máxima “menos é mais”.

*Jannayna Marsiglia - Professora, Cirurgiã-Dentista, Mestre e Especialista em Dentística Restauradora.

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem