BLOGS

Thiago Freitas, de Piranhas, e Dalminho, de Belo Monte, dois prefeitos que assumem com propostas para desenvolver o turismo na região

Na qualidade de amante de Pão de Açúcar e apaixonado pelo Velho Chico, fico aqui torcendo para que a bela e histórica Terra de Jaciobá faça, também, adesão a esta atraente proposta.


icon fonte image

  Fonte: Por Helio Fialho

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Barra do Ipanema - Belo Monte, data de 1.624

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Barra do Ipanema - Belo Monte, data de 1.624   Foto: Reprodução/Redes Sociais

Postado : 01/01/2021

Neste 1º de janeiro de 2021,  os prefeitos eleitos nas eleições realizadas em novembro de 2020, assumem em seus respectivos municípios. E dentre esses, tem dois que muito me chamaram a atenção com suas propostas em prol do desenvolvimento do turismo nesta nossa região ribeirinha: Thiago Freitas (MDB), 32 anos, de Piranhas, e Dalmo Augusto, 28 anos, popularmente conhecido como “Dalminho” (PTB), 28 anos, de Belo Monte.

Thiago Freitas, que tem como vice-prefeito Zé Vicente (MDB), 58 anos,  vem de uma família de políticos bem sucedidos. E foi justamente sua família a responsável pelo desenvolvimento turístico do município piranhense, com destaque para os investimentos feitos por seu tio, o então prefeito Inácio Loiola, grande historiador do Cangaço e deputado estadual.

Thiago Freitas é filho do ex-promotor de Justiça,  ex-deputado estadual e desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. Ele foi eleito e assumirá o comando da “Cidade Lapinha” com o compromisso de colocar Piranhas  no prumo, para resgatar a referência turística em Alagoas e no Brasil.

Já o prefeito “Dalminho”, que é enteado do líder político Avânio Feitosa, e que tem como vice-prefeito Avaninho (PSD), 32 anos,  assumirá o comando do Executivo municipal de Belo Monte com muita empolgação em querer trabalhar para o desenvolvimento turístico de seu município, a partir da criação de um corredor turístico, objetivando impulsionar a participação de  municípios ribeirinhos circunvizinhos, conforme ele declarou durante uma entrevista concedida ao radialista Jairo Ribeiro, durante uma live, em 17 de dezembro, através do Instagram.

E para que esta sua proposta se torne realidade, ele pretende dialogar com os prefeitos da região, incluindo o prefeito de Porto da Folha e, até mesmo, com o governador do estado de Sergipe, já que Belo Monte, principalmente o Povoado Barra do Ipanema,  fica muito próximo do Povoado Ilhado do Ouro, no vizinho estado de Sergipe, sendo separados apenas pelo rio São Francisco.

Não será tarefa fácil colocar esta sua proposta em prática, pois sabemos que alguns prefeitos não priorizam o desenvolvimento turístico do município e, por isso, tornam-se resistentes ao desenvolvimento da  “indústria sem chaminés”.

Sabemos que Belo Monte é um município banhado pelo Velho Chico, possui um importante potencial turístico, e tornou-se na última década uma cidade em evidência desde o instante em que o então prefeito Antônio Avânio Feitosa  criou o “Carnaval da Paz”, evento que conseguiu destronar Pão de Açúcar, Piranhas, além de outros municípios da região, no tocante aos festejos carnavalescos. Uma das atrações tur´stica de Belo Monte é a Igreja de Nosa senhora dos Prazeres, localizada na Ilha dos Prazeres, em Barra do Ipanema, importante patrimônio histórico, datado de 1.624.

Todavia, apesar das dificuldades que enfrentará para concretizar sua importante e ousada proposta de desenvolvimento turístico, o prefeito Dalminho contará com o apoio e a experiência de seu mestre politico Antônio  Avânio Feitosa, que há mais de 25 anos mantém-se na liderança política do município de Belo Monte, onde já assumiu por cinco vezes o mandato de prefeito,  além de indicar nomes de candidatos majoritários que sempre saem vitoriosos nas urnas, comprovando, destarte, sua grandiosa liderança política e aprovação popular.

Para quem não sabe, o pecuarista e servidor da Secretaria de Estado da Fazenda,  Avânio Feitosa, possui vasta experiência administrativa, onde já assumiu a presidência da antiga indústria de laticínios Camila (Bacia Leiteira de Batalha), foi membro do Comitê de Bacias do Rio São Francisco (CBSF) e, também, já exerceu o cargo de prefeito de Belo Monte por cinco mandatos. E, nas últimas eleições municipais, conseguiu derrotar nas urnas uma das mais  tradicionais e fortes famílias políticas do sertão alagoano, (os Dantas, de Batalha), vindo  Dalminho (PTB), candidato apoiado por Avânio Feitosa, a derrotar o candidato  Toinho Cintra (MDB) com uma diferença de 560 votos, já que Dalminho obteve 2.713 votos (55,75%) e Toinho Cintra obteve 2.153 votos (44,25%).

Com todo esse tempo mantendo sua liderança política no município de Belo Monte e com muita aceitação popular, sempre vitorioso em suas disputas, fato já comprovado através das urnas, Avânio Feitosa é considerado atualmente o maior líder político do sertão alagoano, já que outras lideranças políticas sofreram desgates e foram derrotados poliitcamente.

 

Rodovia asfaltada

Com a rodovia estadual de acesso, sem asfalto e com péssimo estado de conservação, Belo Monte já atraia um grande número de visitantes aos domingos, feriados e dias de festas, agora, com a construção do asfalto, a estrada transformou-se num verdadeiro tapete rodoviário, o que atrairá um número grandioso de turistas.

Partindo desta realidade, a proposta do prefeito Dalminho tem tudo para dar certo. Basta que ele priorize-a, insista, persista e não desista, pois Belo Monte, com suas potencialidades, poderá ser transformado no mais novo e próspero destino turístico das Alagoas.

Na qualidade de amante de Pão de Açúcar e apaixonado pelo Velho Chico, fico aqui torcendo para que a bela e histórica Terra de Jaciobá faça, também, adesão a esta atraente proposta encabeçada pelo prefeito de Belo Monte.

 

Thiago Freitas - o novo prefeito de Piranhas

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Dalminho (à direita) e Avaninho (à esquerda), prefeito e vice-prefeito de Belo

Monte - Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

 

O líder político de Belo Monte, Antônio  Avânio Feitosa

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem