BLOGS

Space X inicia projeto que oferecerá internet de alta velocidade para o mundo.

É o primeiro lançamento do projeto 'Starlink', que só deve começar a funcionar quando forem ativados 800 satélites.


icon fonte image

  Fonte: Revista Galileu

SPACE X inaugura projeto 'STARLINK' com o lançamento dos primeiros satélites para prover internet do espaço

SPACE X inaugura projeto 'STARLINK' com o lançamento dos primeiros satélites para prover internet do espaço   Foto: Youtube/Space X

Postado em: 25/05/2019 às 19:20:21

O foguete Falcon-9 da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, nesta última quinta-feira (23) junto a 60 satélites do sistema "Starlink", cujo objetivo é prover internet a partir do espaço.

Os satélites foram liberados uma hora depois do lançamento, a uma altitude de 440 km, e seus próprios propulsores os posicionarão em uma órbita a 550 km da Terra. Os aparelhos pesam 227 kg e funcionam com um sistema de propulsão elétrica espacial, que expulsa átomos do elemento químico crípton para prover impulso.

"Acredito que dentro de um ano e meio, talvez dois, se as coisas forem bem, é provável que SpaceX tenha mais satélites em órbita que todos os demais satélites combinados", afirmou Musk, na semana passada. 

Satélite da Space X  em órbita (Foto: Reprodução: Youtube/ Space X )
SATÉLITE DA SPACE X EM ÓRBITA (FOTO: REPRODUÇÃO: YOUTUBE/ SPACE X )

A "Starlink" só começará a funcionar quando forem ativados 800 satélites, o que exige uma dúzia de lançamentos. Inicialmente, o primeiro lançamento estava previsto para a semana passada, mas foi adiado devido à necessidade de atualizações de um software.

Agora, o sucesso da primeira operação oficializa a Space X como uma das diversas empresas que têm permissão para fornecer internet diretamente do espaço. Para evitar colisões com outros satélites, cada equipamento da Starlink contará com tecnologia contra colisão, segundo a SpaceX.

De acordo com a  Union of Concerned Scientists, entidade de cientistas para proteção ambiental, há um pouco mais de 2 mil satélites operando em órbita hoje em dia. A empresa britânica OneWeb já começou a operar seis deles em fevereiro. A Amazon está trabalhando na construção do projeto Kuiper, que deve ser composto por 3,2 mil satélites. 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem