Sergipe: Prefeito de São Cristóvão inaugura Laboratório de Saúde que recebe nome de filho de Pão de Açúcar
Carlos Alberto Santos Feitosa, conhecido como ‘Beto de Maneca’, recebe justa homenagem in memoriam.

Fonte: Por Helio Fialho

Carlos Aberto Santos Feitosa, popularmente conhecido como 'Beto de Maneca' Foto: Reprodução/Cortesia
Nesta terça-feira (16), o prefeito Marcos Santana, do município de São Cristóvão (SE), entregará à população o Laboratório Municipal de Saúde Carlos Aberto Santos Feitosa. A solenidade de inauguração está marcada para as 16 horas e contará com a presença de Fernanda Rodrigues de Santana (secretária municipal de Saúde), além de diversas autoridades, lideranças e profissionais de saúde.
Familiares do homenageado estarão participando do ato inaugural, dentre esses, os três filhos: Edcarla Soraia, Aracy Christianne e Carlos Alberto Júnior e os irmãos: José Roberto, José Rubens e Vânia Feitosa.
É importante destacar que “Beto de Maneca” nasceu em Pão de Açúcar, iniciou seus estudos em escolas locais, incluindo o saudoso Ginásio Dom Antônio Brandão. Ainda adolescente foi estudar em terras sergipanas, onde tornou-se um competente profissional da área de Saúde, atuando em Aracaju e São Cristóvão, cidades onde, também, morou. Carlos Alberto Santos Feitosa morreu aos 41 anos, em janeiro de 1997, em consequência de problemas cardíacos.
A reportagem Notícia Quente manteve contato com Edcarla Soraia, uma das filhas do homenageado, que trabalha no município de São Cristóvão, atuando como assistente social e prestando relevantes serviços à população. Ela demonstrou, assim como os demais familiares, grande contentamento ao ver o nome do ilustre filho de Pão de Açúcar emprestado a um setor muito importante para a saúde pública sancristovense.
Sobre a vida do homenageado
Alberto Santos Feitosa, provém de uma família de dez irmãos. Nasceu no dia 01 de janeiro de 1956, na cidade de Pão de Açúcar (AL). Primogênito do casal Manuel Feitosa ("Maneca") e Aracy dos Santos Feitosa, ambos já falecidos. De origem humilde, o alagoano, de coração sancristovense, se permitiu sonhar, buscar e conquistar. Aos 17 anos, rumou para Sergipe, a fim de concluir seus estudos na antiga Escola Agrotécnica, em São Cristóvão, ocasião em que visitou e sentiu-se acolhido pela cidade que abraçou seus sonhos e projetos.
Após ter concluído o segundo grau, na escola supracitada, optou por cursar uma área ainda incipiente em Sergipe: o curso Técnico de Radiologia. Nos idos de 1986, realizou concurso público neste segmento, obtendo aprovação, o que o levou a exercer e se dedicar à profissão durante sua passagem terrena. Residiu por algum tempo em Aracaju, mas foi na Cidade Mãe de Sergipe que constituiu família e viveu grande parte da sua vida. Frutos do seu casamento com Edivanete Feitosa, nasceram seus três filhos: Aracy Christianne, Edcarla Soraia e Carlos Alberto Júnior.
Desenvolveu suas atividades profissionais, nos hospitais João Alves Filho (atual HUSE) e Senhor dos Passos e, ainda, em clínicas de renomadas da capital, o consagrando como um profissional de referência no âmbito da radiologia em Sergipe, fato confirmado por muitos colegas de profissão, contribuindo, inclusive, através do partilhamento dos seus conhecimentos, para a inserção de sancristovenses neste nicho profissional.
Em 06 de janeiro de 1997, aos 41 anos, Carlos Alberto Santos Feitosa teve sua vida abreviada de forma precoce, acometido de uma infecção hospitalar, como consequência de realização de uma cirurgia cardíaca. A sua partida deixa um vazio na vida dos seus filhos e familiares, entretanto, na breve vivência provou que a vida nada mais é do que o espaço para concretização de nossos sonhos e que onde há vontade, há caminho. Deixou como legado, a força, a obstinação, a coragem e a perseverança impressas na personalidade de sua linhagem familiar.
As poucas linhas não traduzem Carlos Alberto Santos Feitosa, mas externam um pouco deste profissional, pai, esposo, filho, irmão e amigo, que se notabilizou por dar o melhor de si, e pela presteza de melhor servir.
(Com colaboração de Edcarla Soraia Feitosa)
Comentários
Escreva seu comentário