LITERATURA

Pão de Açúcar: secretária Ana Valéria se reúne com representantes da ALEPA para discutir “Projeto Literatura na Escola”

Na reunião, o presidente da ALEPA, Giuseppe Gomes, propôs parceria com a Prefeitura de Pão de Açúcar, por meio da SEMED, para a realização de atividades literárias envolvendo alunos da rede municipal.


Representantes da ALEPA reunidos com a secretária da SEMED...

Representantes da ALEPA reunidos com a secretária da SEMED...   Foto: Reprodução/Alepa/Cortesia

Postado em: 23/01/2019 às 08:37:48   /   por Redação

A secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, se reuniu com representantes da Academia de Letras de Pão de Açúcar (ALEPA), nesta terça-feira (22), na SEMED, para tratar sobre o Projeto Literatura na Escola, apresentado pela entidade.

Na reunião, o presidente Giuseppe Ribeiro Gomes, em nome da entidade, propôs uma parceria com a Prefeitura de Pão de Açúcar por meio da Secretaria Municipal de Educação, para a realização de atividades literárias destacadas no projeto, objetivando proporcionar uma aproximação dos estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Pão de Açúcar com a produção literária dos autores locais.

Na oportunidade o presidente da ALEPA entregou a minuta do projeto à secretária municipal de Educação, para análise e possível  adequação à proposta curricular.

Dentre os objetivos específicos do Projeto Literatura na Escola estão: oferecer aos estudantes oficinas literárias voltadas às técnicas de leitura e produção textual em diferentes gêneros e tipologias; realizar palestras temáticas; realizar eventos voltados à divulgação da literatura local e regional, a exemplo de exposições, feiras culturais e outros; oferecer e realizar recitais no âmbito das escolas; incentivar a produção literária dos estudantes, viabilizando a organização de coletâneas com textos produzidos a partir das oficinas literárias nas escolas.

A primeira reunião foi considerada muito proveitosa e foi discutida, também, a realização de uma feira literária na cidade de Pão de Açúcar, nos próximos meses.

A parceria entre ALEPA e Prefeitura de Pão de Açúcar, por meio da SEMED,  conta com o apoio do prefeito Flavinho Almeida, já que tem como objetivo incentivar a produção literária pão-de-açucarense.

Uma nova reunião está marcada para a próxima terça-feira (29), às 15 horas, no mesmo local, onde SEMED e ALEPA oficializarão uma parceria que trará bons resultados para a educação e a cultura pão-de-açucarense.  

Participaram da primeira reunião: secretária Ana Valéria Peixoto,  Maria Betânia (SEMED), Giuseppe Gomes, Tulio dos Anjos, Helio Fialho e Alcir dos Anjos (ALEPA).

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem

  • niraldo do nascimento silva 18 de Abril de 2019 Parabéns a (ALEPA) pela iniciativa louvável aliás esta academia com a presença de Hélio é a garantia de muito sucesso.