POLÍTICA

Prefeito Clayton Farias agradece ao governador Renan Filho pela execução do Pró-Estrada em Pão de Açúcar

O prefeito reconhece que Cristiano Mateus e um grupo de vereadores aliados pediram ao governador para agilizar a execução da obra, mas não agradeceu publicamente através de vídeo, em respeito à Legislação Eleitoral, para não caracterizar uso da máquina.


icon fonte image

  Fonte: Artigo - por Helio Fialho

O prefeito Clayton conversando com dois agricultores familiares...

O prefeito Clayton conversando com dois agricultores familiares...   Foto: Reprodução/Helio Fialho

Postado em: 12/09/2020 às 07:33:45

Na manhã de sexta-feira (11), o prefeito Clayton Farias Pinto (MDB) esteve visitando, ao lado do secretário Raí Brito Carvalho (INFRAESTRUTURA), uma via pública em cujo local será realizado o serviço de ampliação para facilitar o acesso de veículos, precisamente no trecho onde termina a Rua São Francisco. Neste local, o chefe do Executivo municipal deu sugestões ao secretário municipal de Infraestrutura a respeito da obra.

 

Depois, já na Avenida Bráulio Cavalcante, o prefeito atendeu a dois moradores da chamada “região de cima”, que vieram falar assuntos atinentes à Agricultura Familiar. A conversa foi muito rápida e proveitosa e os dois camponeses saíram satisfeitos com as informações obtidas, sem que precisassem marcar uma audiência para isso.

 

Logo após, o prefeito pediu para gravar um vídeo de agradecimentos ao governador Renan Filho (MDB) pela parceria firmada com o Município de Pão de Açúcar, na qual já foram realizadas algumas obras importantes para o bem-estar da população, a exemplo do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP); a recuperação das estradas vicinais de várias localidades da “região de cima”; a pavimentação asfáltica das principais ruas da cidade pelo Pró-Estrada. No vídeo de agradecimentos, o prefeito mencionou, ainda, a terceira etapa da obra de revitalização da orla fluvial, a ser construída pelo Governo do Estado, conforme prometeu o próprio governador de Alagoas.

 

Sabemos, no entanto, que após a publicação deste vídeo, em plataformas sociais privadas, isto é, plataformas não pertencentes à Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, isso em razão da não permissão pela Legislação Eleitoral, algumas pessoas ligadas a grupos antagônicos teceram críticas a Cristiano Mateus (MDB), destacando que “o prefeito não agradeceu a este pré-candidato pela execução do Pró-Estrada, em Pão de Açúcar”. Também surgiram comentários que “o vídeo veio num momento inoportuno”.

 

É importante destacar aqui, que o prefeito não agradeceu ao conterrâneo Cristiano e aos veeadores porque usou o bom senso e respeitou a Legislação Eleitoral, já que, se agradecesse, poderia ser acusado de fazer uso da máquina para beneficiar os pré-candidatos.  E essa infração o prefeito não cometerá. Todavia, o fato de o prefeito não ter mencionado o nome de Cristiano Mateus não tira o mérito deste pré-candidato a prefeito pelo MDB, pois o próprio Governo do Estado de Alagoas reconhece que houve pedidos da parte de um grupo de vereadores da base governista e, também, da parte do aliado partidário e amigo Cristiano Mateus. De fato, a promessa do governador, para a execução do Pró-Estrada, foi feita ao então prefeito Flavinho (MDB) e, posteriormente, ao atual prefeito Clayton Farias. E, em razão da pandemia da COVID-19, a execução desta obra ficou durante vários meses inviabilizada, para evitar aglomerações e contaminações de pessoas.

 

Contudo, em razão de os municípios somente agora estarem na “fase amarela”, atendendo aos pedidos de Cristiano Mateus e, ainda, de um grupo de vereadores, o governador Renan Filho determinou o início da obra e o Pró-Estrada está sendo executado, desde de a última terça-feira (8), mudando, destarte, o visual da cidade de Pão de Açúcar.

 

E não há como negar que Cristino Mateus, como filho de Pão de Açúcar e amigo do governador, pediu para agilizar as execuções de algumas obras, tais como: a recuperação de estradas vicinais (acesso a diversas comunidades rurais do município – obras que estão sendo realizadas); a execução da pavimentação asfáltica (Pró-Estrada) das principais ruas da cidade (obra que está sendo executada) e a construção da terceira etapa da orla fluvial (prevista para acontecer nos próximos meses, pois esta obra já foi licitada). E fazer esse tipo de pedido é normal no meio político, principalmente quando existe afinidade e acesso livre ao gabinete do governador, como acontece com Cristiano Mateus.

 

Ao contrário do que os adversários políticos de Cristiano Mateus vêm postando nas redes sociais, chamando-o de oportunista, ele merece sim os agradecimentos da população por empenhar-se na realização de obras tão necessárias para o bem-estar da população.

 

Até porque não é a primeira vez que Cristiano mostra que tem amizade e acesso ao governador Renan Filho. Quem não lembra que, em janeiro de 2016, por ocasião da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, o governador, acompanhado do amigo Cristiano Mateus, visitou Pão de Açúcar, tendo o helicóptero que os conduzia posado no Espaço de Eventos Príncipe Corando?  Quem não recorda é porque tem memória curta ou, simplesmente, não quer enxergar a verdade. Já dizia minha avó que “o pior cego é aquele que não quer enxergar”.

 

Também já percebemos que o fato de as obras do Pró-Estrada estarem de vento em popa, tem trazido incômodo  e muita  preocupação para aqueles que que torciam para que tudo não passasse de uma promessa não cumprida, porém, para o desespero dos tais, Pão de Açúcar está ficando de cara nova, graças à promessa feita ( e cumprida) pelo governador Renan Filho e à cobrança feita a ele pelo pão-de-açucarense Cristiano Mateus, político de muito prestígio no Governo do Estado de Alagoas e que, com dedicação à sua terra natal, soube cobrar ao governador, no momento em que  a nossa terrinha está precisando impulsionar o desenvolvimento.

 

O Pró-Estrada está repercutindo tão positivamente, a ponto de alguns postulantes adversos “posarem de pai da criança”, tentando, assim, confundir a cabeça do povo, tornando a ousada cena simplesmente ridícula, pois todos já sacaram que esses não têm a menor influência para conseguir tais obras junto ao governador. 

 

E quanto à forma de agradecimento do prefeito Clayton Farias Pinto, cabe exclusivamente a ele, agradecer da forma e no tempo em que quiser, desde que não contrarie a Lei Eleitoral, pois é uma prerrogativa dele, na qualidade de gestor-mor do município de Pão de Açúcar. E, assim sendo, para gravar quaisquer vídeos neste sentindo, o prefeito não precisa pedir autorização à Câmara de Vereadores e tampouco necessita da permissão de quem quer que seja. Ele também não precisa do consentimento de meia dúzia de fanáticos antagônicos, cujo desconhecimento da Legislação Eleitoral ultrapassa os limites da lógica.

 

Absurdo é dizer que “o prefeito gravou o vídeo no momento indevido”. Ridículo é dizer que Cristiano Mateus não tem prestígio junto ao amigo e governador Renan Filho. Insano é afirmar que os opositores de Cristiano trouxeram o Pró-Estrada para Pão de Açúcar.

   

Ora, ficar tecendo comentários vazios, gerar picuinhas nas redes sociais porque o gestor municipal “não agradeceu assim ou assado”, faz parte de uma política mesquinha e de baixo nível, que não cabe mais em Pão de Açúcar.

 

Portanto, chega de baixarias e de botar lenha na fogueira da mediocridade. O prefeito agradeceu ao governador, da forma que ele bem quis e entendeu. O Pró-Estrada chegou e agora o povo está vendo a cidade de cara nova. Esta é a recente realidade da Terra de Jaciobá. E a população aprovou!

 

 

 

Fotos: Helio Fialho

 

 

     

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem