POLÍCIA

PF/AL cumpre mandados contra acusados de lesar patrimônio da Caixa Econômica

Investigações apontam para crimes de falsificação que resultaram em um rombo inicial de R$ 600 mil


icon fonte image

  Fonte: Portal Gazetaweb, com assessoria

Agentes da PF cumprem mandados na manhã desta terça-feira

Agentes da PF cumprem mandados na manhã desta terça-feira   Foto: Reprodução/assessoria

Postado em: 14/05/2019 às 07:52:49

A Polícia Federal em Alagoas (PF/AL) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (14), a Operação Facetas, para dar cumprimento a cinco mandados judiciais de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, além do sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Alagoas, nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro. A acusada detida atua na função de corretora de imóveis. 

Iniciadas em 2017, as investigações versam sobre condutas criminosas que lesionaram o patrimônio da Caixa Econômica Federal, as quais teriam configurado os crimes de falsificação de documento público (art. 297 do CPB), falsificação de documento particular (art. 298 do CPB), estelionato majorado (art. 171, §3º, do CPB), lavagem de dinheiro (art. 1º, da lei 9613/98) e associação criminosa (art. 288 do CPB), cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de prisão, além de implicar em perda de patrimônio para ressarcir o patrimônio da Caixa Econômica Federal. 

 

Dentre as diversas condutas comprovadas, que podem configurar os crimes acima referidos, verifica-se a falsificação de documentos de identificação, substituindo-se a fotografia verdadeira por outra de terceira pessoa; falsificação de recibos e extratos de imposto de renda para comprovação de renda; abertura de contas bancárias com utilização do limite, contratação de CDC e cartão de crédito; falsificação de certidão de registro de imóvel, utilizada para simulação de financiamento imobiliário; ocultação dos valores ilicitamente auferidos em contas bancárias em nome de terceiros; dentre outras.

 

Policiais federais durante cumprimento de mandado judicial

FOTO: Assessoria

 

O sequestro de bens móveis e imóveis dizem respeito a dinheiro em contas bancárias, veículos, casas e apartamentos, visando possibilitar o ressarcimento ao patrimônio da empresa pública federal, que foi lesado inicialmente em, aproximadamente, R$ 600 mil. A única pessoa presa - uma mulher que não teve a identidade revelada pela polícia - atua na função de corretora de imóveis. 

Os fatos até então identificados englobam 6 Inquéritos Policiais instaurados na Superintendência Regional da PF em Alagoas, sendo que a investigação prosseguirá, a fim de averiguar outros possíveis ilícitos até então não descortinados.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem