SAÚDE

Pessoas com 50 anos ou mais e profissionais da saúde já podem tomar a 4ª dose contra a Covid em Alagoas

Recomendação foi feita aos 102 municípios alagoanos, por meio de Nota Técnica, emitida pela Secretaria de Estado da Saúde


icon fonte image

  Fonte: Agência Alagoas - Por Suely Melo/Sesau

Segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 já está disponível para pessoas com 50 anos ou mais

Segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 já está disponível para pessoas com 50 anos ou mais   Foto: Reprodução/Agência Alagoas/Carla Cleto/Sesau

Postado em: 06/06/2022 às 17:10:05

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu Nota Técnica aos 102 municípios alagoanos, autorizando, imediatamente, a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose da vacina) contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais e em trabalhadores da saúde. A dose poderá ser aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose). Deverão ser utilizados os imunizantes Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). 

Para a ampliação da vacinação aos trabalhadores da saúde, a Nota Técnica informa que foi considerada a necessidade de adequação do esquema vacinal nesses indivíduos, devido à sua maior exposição à Covid-19 e, consequentemente, ao maior risco de adoecimento, absenteísmo e complicações da doença. Já a ampliação para adultos com 50 anos ou mais considerou o surgimento de novas variantes e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos.

Além disso, a Nota Técnica também revela que dados brasileiros demonstraram a redução de efetividade da vacina contra a Covid-19 para casos sintomáticos pela variante Ômicron, observada após 90 dias de reforços homólogos e heterólogos. A redução da efetividade para infecções em relação às plataformas vacinais com o avançar do tempo tem sido observada em vários estudos e, por este motivo, estratégias diferenciadas para garantir a proteção de grupos de maior vulnerabilidade ou maior exposição, devem ser rotineiramente reavaliadas.

 "Fazemos um chamamento aos profissionais de saúde, bem como, a toda a população alagoana com 50 anos ou mais, para que tomem a segunda dose de reforço do imunizante contra a Covid-19. Diante das variantes, como a Ômicron, a segunda dose de reforço se faz necessária, segundo apontam estudos realizados sobre a efetividade da eficácia das vacinas desenvolvidas contra o novo coronavírus", salientou Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Alagoas.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem