MEIO AMBIENTE

Pesquisadores descobrem nova espécie de árvore em Alagoas

Árvore tem mais de 30 metros de altura e está entre os municípios de Branquinha e Murici.


icon fonte image

  Fonte: G1 AL

Descoberta de nova espécia de ávore aconteceu em área de Mata Atlântica no interior de Alagoas

Descoberta de nova espécia de ávore aconteceu em área de Mata Atlântica no interior de Alagoas   Foto: Reprodução/Instagram

Postado : 29/01/2019

Uma nova espécie de árvore foi descoberta por pesquisadores entre os municípios de Branquinha e Murici, no interior de Alagoas. A informação foi publicada na página do Instagram do Instituto do Meio Ambiente do estado (veja acima).

Segundo o IMA, a árvore tem mais de 30 metros de altura e por conta disso foi considerada um dos maiores organismos vivos da Mata Atlântica.

A descoberta foi feita por estudiosos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

"O que se sabe é que ela é família dos Cumarus, do gênero de Dypterics, mas ainda não foi identificada a espécie. A gente sabe que é indivíduo antigo, altíssimo. Não tem mudas ao redor e a gente não sabe o nível de preservação circunvizinho a essa mata", disse a curadora Rosângela Lemos.

De acordo com a curadora, a planta ainda vai ser identificada, o que só vai ser possível após resultados de pesquisas sobre a floração e frutificação. Após a constatação, a espécie é escrita em latim em uma revista de ampla divulgação.

"É uma coisa bem interessante que aconteceu em Alagoas. Ela foi identificada através de um inventário florestal. Está estéril, mas de certeza vai ser uma espécie diferente para o Nordeste porque é uma espécie que só tem na Floresta Amazônica. Não se esperava que existisse isso aqui ainda", ressaltou a pesquisadora.

Na próxima semana, o estudiosos vão tentar identificar se a árvore está vulnerável. "Provavelmente está ameaçada, mas não sabe se existe um risco de desmatamento próximo a essa região", disse Rosângela.

Ávore encontrada em Alagoas é antiga e está em área de difícil acesso — Foto: IMA/Divulgação
Ávore encontrada em Alagoas é antiga e está em área de difícil acesso — Foto: IMA/Divulgação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Instituto do Meio Ambiente (@ima.alagoas) on

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem