POLÍCIA

Operação Marmota desarticula organização criminosa com atuação em Alagoas e Rio Grande do Norte

A organização criminosa tem ligação com uma conhecida facção criminosa nacional e, assim como as marmotas, cavava buracos em terrenos próximos dos pontos de comércio das drogas para esconder os entorpecentes.


icon fonte image

  Fonte: Com Ascom SSP AL

  Foto: Reprodução/Ascom SSP

Postado em: 23/11/2021 às 16:54:06

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenou, nesta terça-feira (23), uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa.  A operação foi denominada de Marmota e cumpre 15 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Maceió, Olho D'água das Flores e em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A operação, fruto de um trabalho investigativo realizado pela SSP, pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) e pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, é comandada pelo delegado Gustavo Xavier, diretor da DEIC, e pelo comandante do 7° BPM, tenente-coronel Gouveia.

Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em provas técnicas que comprovam a participação dos alvos em crimes como tráfico de drogas, posse e porte legal de arma de fogo e homicídios. As equipes policiais cumpriram mandados em Maceió, no bairro do Benedito Bentes, em Olho D'água das Flores e em Natal (RN).

O líder da organização criminosa reside em Natal, local de onde ele também comandava as ações do grupo em Alagoas. A operação ganhou o nome de Marmota em analogia ao roedor, que tem como hábitos cavar buracos e hibernar por até nove meses.

A organização criminosa tem ligação com uma conhecida facção criminosa nacional e, assim como as marmotas, cavava buracos em terrenos próximos dos pontos de comércio das drogas para esconder os entorpecentes e, desta forma, tentar despistar as forças de segurança.

Até o momento, dez pessoas foram presas, incluindo o líder da organização criminosa, que estava em Natal. Também foram apreendidas uma espingarda, uma pistola .40, um revólver calibre 32, uma quantidade significativa de cocaína, tabletes de maconha, além de dinheiro, celulares e outros equipamentos. 

Efetivo participante

Para o cumprimento dos mandados, foram empregados agentes da 2ª Delegacia Regional de Polícia, comandados pelo delegado regional Hugo Leonardo, além de policiais da Delegacia de Piranhas, Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), Asfixia, policiais militares dos 7º, 9º e 10º Batalhão, da Companhia de Operações Especiais do Sertão (COPES), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV), ROTAM, além do Canil do 3º Batalhão. O Grupamento Aéreo da SSP também participou da operação.

No Rio Grande do Norte, a Operação Marmota contou com a colaboração do delegado Erick Gomes e de agentes da Divisão Especializada em Investigações e Combate ao Crime Organizado (DEICOR/RN).

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas e pode contribuir com o trabalho das polícias realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o 181.

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem