MUNICÍPIOS

Nove banhistas são atendidos após ficarem feridos por caravelas na Praia do Francês

As caravelas são animais marinhos de corpo gelatinoso, de cor roxo-azulada, semelhante a uma bexiga, vísivel acima da linha da água. 


icon fonte image

  Fonte: TNH1

  Foto: Reprodução/TNH1

Postado em: 15/05/2022 às 08:00:01

Nove banhistas, sendo cinco adultos e quatro crianças, foram atendidos por guarda-vidas na tarde deste sábado, 14, após ficarem feridos por ataque de caravelas no mar da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, município da Grande Maceió.

A primeira informação sobre vítimas dos animais foi divulgada pelo relatório de ocorrências em tempo real do Corpo de Bombeiros, às 13h06. Sete banhistas receberam atendimento ainda na areia da praia e não apresentaram quadro grave, sendo assim, não precisaram ser encaminhados a hospital.

As vítimas foram um homem de 36 anos, e outros dois de 18 anos, além das quatro crianças, um menino de 9 anos e três meninas, uma com 11, outra com 10, e a mais nova, com 3 anos.

Aproximadamente duas horas depois, mais duas pessoas foram atendidas, conforme registrado no sistema da corporação. Dois homens, sendo um de 47 e outro de 22 anos, foram observados pela equipe e depois liberados. 

O ataque de água viva na região é comum em períodos com mudanças do clima. A vinda delas, em grande quantidade, para a praia pode ser causada por ventos fortes. As caravelas são animais marinhos de corpo gelatinoso, de cor roxo-azulada, semelhante a uma bexiga, vísivel acima da linha da água. 

O que fazer se sofrer queimadura? A orientação dos bombeiros para os banhistas é ter atenção no momento em que caminhar na água rasa ou mergulhar mais ao fundo. Se a caravela for vista na areia da praia, as pessoas também devem manter distanciamento, já que o animal ainda pode queimar o corpo num período de um dia fora do mar.

De acordo com a dermatologista Aleksana Viana, do site Tua Saúde, os sintomas de uma queimadura de água viva são dor forte e sensação de queimadura no local, além de vermelhidão intensa na pele no local que estiveram em contato com os tentáculos. Caso essa dor seja muito intensa, deve-se ir para a unidade de saúde mais próxima.

 

Caravela do mar - Foto: Reprodução/Santa Portal

 

No entanto, nem todos os casos necessitam de assistência médica. A maior parte das pessoas que sofrem este tipo de queimaduras, se as tratar corretamente, pode nem necessitar de ir ao hospital.

  • Retirar os tentáculos - A melhor forma para retirar tentáculos da água viva que possam ter ficado grudados na pele é usar uma pinça ou o palito de um picolé, por exemplo. No entanto, e uma vez que esses tentáculos podem estar muito grudados, para facilitar a tarefa é aconselhado colocar água do mar sobre a região enquanto se vai retirando os tentáculos, pois a água doce pode estimular a liberação de mais veneno.
  • Aplicar vinagre branco - Após retirar os tentáculos, uma excelente estratégia para aliviar a dor e neutralizar algum do veneno é aplicar vinagre branco de cozinha diretamente no local atingido por 30 segundos. O vinagre contém uma substância, conhecida como ácido acético, que neutraliza o veneno da água viva. Em nenhum caso se deve aplicar urina ou álcool na região pois podem agravar a irritação.
  • Colocar o local em água quente - Segundo vários estudos, colocar a região afetada em água quente por cerca de 20 minutos, ajuda a aliviar a dor e a inflamação. Outra opção, caso não seja possível mergulhar a área afetada, consiste em tomar um banho de água morna, deixando a água cair durante alguns minutos sobre a queimadura. Este passo só deve ser feito após a retirada dos tentáculos, para evitar que a água doce leve à liberação de mais veneno.
  • Aplicar compressas de água gelada - Depois de adotar as medidas anteriores, se a dor e o desconforto se mantiverem, podem ser aplicadas compressas de água gelada na região queimada. A dor e o desconforto normalmente melhoram após 20 minutos, no entanto, pode ser necessário até 1 dia para que a dor desapareça completamente. Nesse período, é recomendado tomar analgésicos ou anti-inflamatórios, como Paracetamol e Ibuprofeno.

Quando ir ao hospital - No caso de a dor durar mais de 1 dia ou surgirem outros sintomas como vômitos, náuseas, cãimbras musculares, dificuldade para respirar ou sensação de bola na garganta é recomendado ir imediatamente ao hospital para avaliar a necessidade de fazer o tratamento com antídoto ou antibióticos, por exemplo.

Como cuidar da queimadura - O mais importante nos dias após a queimadura da água viva é aplicar compressas geladas na região para aliviar a dor e a inflamação, porém, caso surjam pequenas feridas na pele, deve-se também lavar o local 2 a 3 vezes por dia com água e sabão de pH neutro, cobrindo com uma ligadura ou compressas esterilizadas. 

No caso de as feridas demorarem para cicatrizar, pode ser necessário consultar um clínico geral ou dermatologista para iniciar o uso de uma pomada antibiótica, como Nebacetin, Esperson ou Dermazine, por exemplo.

 

Comentários

Escreva seu comentário
Nome E-mail Mensagem